Entenda a dependência brasileira de FERTILIZANTES

01

Após a invasão da Rússia à Ucrânia, o conflito trouxe luz para a evidência do quanto o Brasil é dependente da exportação Russa, e como isso pode afetar o agronegócio brasileiro.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) propõe iniciativas que podem eventualmente reduzir a dependência de fertilizantes de fora.

02

O Brasil é o segundo maior consumidor de fertilizante do mundo ficando atrás apenas dos EUA, importando 80% desse consumo, a Rússia é o segundo maior fornecedor

03

Dois deles, particularmente, preocupam o setor agropecuário neste momento: nitrogênio e potássio, obtidos respectivamente do gás natural e da mineração.

04

05

Quase metade do potássio consumido no Brasil vem da Rússia e de Belarus. Existe uma dependência brasileira muito forte da importação de fertilizantes.

06

Temos uma jazida de potássio que fica no Amazonas, em terras indigenas, mas existem questões ambientais e legais para ser avaliadas.

Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Bolsonaro, Jair

07

O Brasil já tem tecnologia para se tornar autossuficiente na produção de biofertilizantes, o conflito veio impulsionar e movimentar o setor para agir com mais rapidez.