Yield curve

A yiel curve é um gráfico que transmite informações sobre o estado de uma economia. O eixo Y mostra a taxa de juros que um título paga no vencimento. Uma nota do Tesouro de 10 anos, por exemplo, renderia 5% se você esperasse 10 anos para descontá-la.

No entanto, esse é o caso da maioria dos títulos do governo dos EUA, porque são considerados investimentos confiáveis ​​e seguros. Independentemente do seu valor a longo prazo, a yield curves é um indicador da saúde de uma economia.

A curva de juros também é chamada de spread de longo prazo. Sua inversão geralmente indica uma recessão iminente. Historicamente, as inversões ocorriam de doze a dezoito meses antes do início de uma recessão.

A duração da inversão à recessão pode ser longa ou curta. Também sinaliza que o crescimento econômico pode estar desacelerando. Portanto, é uma boa ideia ficar de olho na curva para prever o futuro econômico.

Como interpretar uma yield curve?

Quando as taxas de juros são baixas, os rendimentos de curto prazo superam os de longo prazo. Essa inversão geralmente ocorre em um período de recessão, quando os investidores buscam investimentos seguros e aumentam os preços dos títulos com prazos mais longos.

Por outro lado, se as taxas de juros forem altas, os rendimentos de curto prazo diminuem e vice-versa. Quando ocorre uma curva de juros invertida, os investidores esperam que as taxas de juros diminuam no futuro, o que é um sinal de uma recessão próxima.

A política monetária do Fed está voltada para alcançar uma curva mais acentuada entre as taxas de juros de longo e curto prazo. Durante períodos de política monetária caracterizados por baixas taxas de juros de curto prazo, o Fed quer reduzir as taxas de curto prazo, ao mesmo tempo em que faz com que as coisas pareçam melhores para o futuro. Portanto, uma curva mais acentuada é um bom sinal, pois indica ao público que as coisas vão melhorar.

O que ilustra no yield curve?

A yield curve ilustra a relação entre a taxa de juros de um título e seu vencimento. Essa relação é chamada de estrutura a termo das taxas de juros. Em casos normais, a curva de juros é ascendente. No entanto, há momentos em que pode ser invertido, e isso pode ser um sinal de uma recessão que se aproxima.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

A yield curve normal mostra uma inclinação positiva entre os rendimentos de longo e curto prazo. Isso indica que os títulos de prazo mais longo estão expostos a mais inflação e taxas de juros, de modo que o mercado busca rendimentos mais altos. A inclinação positiva da curva de juros geralmente aparece durante um período de expansão ou quando a inflação está subindo.

No entanto, isso não significa que o mercado esteja prestes a entrar em recessão, portanto, os investidores não devem colocar seus recursos nele sem revisar a tolerância ao risco das carteiras.

Termos relacionados

Clearing

O processo de liquidação de transações financeiras é chamado de Clearing. Esse processo é realizado entre duas ou mais instituições financeiras, em que a promessa

Ler mais

Acordos de Recompra

Acordos de recompra são empréstimos de curto prazo em que um credor compra os títulos de um mutuário em troca de dinheiro ou outra forma

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter