Simplificando, o WACC é a taxa que uma empresa paga a todos os detentores de títulos em uma base comum. É definido pelo mercado externo, não pela administração. Quanto maior o WACC, melhor é a empresa. O WACC é referido como o custo de capital da empresa. É importante ressaltar que é ditado pelo mercado externo e não pela gestão.
Como é usado o WACC?
Em finanças, o WACC é frequentemente usado como taxa de desconto na análise de fluxo de caixa descontado. Isso significa que um projeto com WACC maior que zero deve ser considerado um bom investimento, e um WACC menor que o de uma empresa com maior capitalização de mercado têm menor probabilidade de gerar lucro. No entanto, se o WACC de uma empresa for inferior ao de seus concorrentes, pode ser prudente adiar o investimento por esse motivo.
O que é utilizado no cálculo?
O WACC pode ser calculado para qualquer empresa. Tudo o que você precisa fazer é inserir os dados da empresa em um modelo e o modelo WACC calculado os índices para você. Alguns setores são mais propensos a ter WACCs mais altos do que outros.
Saúde, materiais e energia estão entre os mais altos, enquanto finanças, serviços públicos e imobiliário têm WACCs mais baixos. E se você não tem ideia de como calcular seu WACC, sempre pode consultar a tabela WACC para saber quanto valem seus investimentos.
Como calcular?
O WACC é um conceito complexo de calcular, especialmente quando se trata de balanços. Utiliza o valor de mercado de cada componente e o valor contábil de seus ativos para fazer uma estimativa de seu custo de capital. Por isso, o custo esperado de aquisição de novo capital é mais importante do que o valor dos ativos da empresa.
Depois de ter uma ideia de quanto capital novo você precisa, multiplique os custos dessas fontes de capital pelo seu peso para obter o total. O resultado é o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), que é frequentemente chamado de relação E/V.
Ao calcular o WACC de uma empresa, você deve considerar os riscos associados a esse investimento. Se o custo médio de capital da empresa for menor, a empresa provavelmente não será capaz de pagar seus credores se não gerar lucros suficientes.
Em seguida, use esses números para determinar a estrutura de capital mais eficaz para o seu negócio. E não se esqueça de considerar a alíquota de cada fonte de financiamento. Se você precisar pedir dinheiro emprestado, é importante considerar seu WACC para determinar se um determinado investimento é lucrativo.
