O underwriting é o processo pelo qual uma seguradora determina quanto está disposta a pagar por um determinado risco.
As companhias de seguros usam subscritores para determinar os riscos associados a clientes em potencial.
Esses profissionais avaliam os riscos envolvidos na inscrição de um candidato e definem um prêmio que reflete o risco envolvido.
Eles também emitem diretrizes que se aplicam à política. Por exemplo, se você é uma mãe solteira com um filho pequeno, será cobrado um prêmio mais alto por apólices de “guarda-chuva” do que pelo seguro de carro.
O objetivo principal da underwriting é determinar o risco envolvido em uma transação financeira. Saber quanto risco está envolvido permite que os subscritores decidam se aceitam ou rejeitam um candidato.
Os subscritores também analisam demonstrações financeiras, avaliações, títulos e históricos médicos. Eles também determinam se um risco é muito alto ou muito baixo.
Além de avaliar o risco, a underwriting também determina o preço que será cobrado por um investimento.
Verificações no underwriting
Os credores estão colocando requisitos mais rigorosos para aprovações de hipotecas devido a uma economia pandêmica e ao aumento do desemprego.
Para combater esse problema, os credores estão mudando os padrões e requisitos de underwriting com frequência.
O subscritor verifica o histórico de crédito do candidato, histórico de emprego e outras informações.
Algumas informações são verificadas eletronicamente por meio de sistemas de banco de dados, enquanto outras devem ser verificadas manualmente por um subscritor.
O subscritor ligará para os credores para verificar saldos de dívidas pendentes, histórico de crédito e históricos de pagamento. O relatório de crédito também será analisado para verificar se há indícios de instabilidade financeira.
Ao determinar se um candidato pode obter uma apólice de seguro de veículo, por exemplo, o underwriting considera vários fatores, incluindo seu registro de condução.
Um histórico de condução ruim pode tornar o motorista um risco alto e, por sua vez, aumentar o custo da apólice de seguro. Os subscritores são profissionais de seguros treinados para avaliar riscos e usar suas habilidades para determinar se devem ou não segurar um indivíduo.