Stablecoins são criptomoedas atreladas ao valor de uma única moeda, como o dólar americano.
O valor de uma stablecoin é determinado por um processo conhecido como conversão fiduciária, semelhante ao usado pelas moedas fiduciárias.
O emissor de uma stablecoin mantém uma oferta de dólares igual à quantidade de stablecoins que são emitidas. No entanto, seu valor deve ser regulado, para garantir que o preço permaneça constante.
Existem riscos para stablecoins algorítmicas, que podem ser um risco, também, para o mercado de criptomoedas mais amplo.
Como funcionam as Stablecoins?
À medida que o número de criptomoedas cresce, também aumenta a demanda por elas. Embora as stablecoins ainda sejam relativamente novas, elas já tornaram muitas outras criptomoedas mais valiosas, forçando os reguladores a analisar os problemas associados a elas.
Elas podem ser propensas a esquemas Ponzi, que geram retornos para investidores com a ajuda de novos investidores.
Se novos usuários pararem de investir, o valor dos criptoativos pode despencar rapidamente. Além disso, a entidade central emissora de tokens pode congelar os ativos em um endereço por motivos de segurança, e isso pode ser vantajoso em determinadas circunstâncias.
Outro ponto é que a entidade central que emite os tokens pode ser obrigada a congelar os tokens em um endereço durante uma investigação por agências de aplicação da lei.

Reguladores também estão analisando as stablecoins. Embora haja incerteza sobre sua classificação, os reguladores estão ansiosos para tomar a decisão certa sobre quais regular. Enquanto isso, o governo dos EUA planeja lançar uma estratégia de todo o governo sobre criptomoedas nos próximos meses.
Essa estratégia envolve a avaliação dos riscos dos ativos digitais. A Casa Branca também está trabalhando em um plano para o futuro das criptomoedas.
Riscos associados às Stablecoins
Alguns desses riscos são discutidos abaixo.
Há um risco adicional para stablecoins. Exige que os usuários confiem na garantia. O valor das stablecoins deve ser líquido e de alta qualidade.
Se eles não estiverem presentes, os usuários podem correr o risco de uma corrida ao banco. O preço das moedas pode cair devido a uma liquidação.
Como resultado, uma crise de confiança pode quebrar uma cavilha e quebrar o valor de uma stablecoin.
Existem muitas armadilhas para as ICOs e a tecnologia blockchain subjacente.
Em particular, as stablecoins não regulamentadas representam um risco para os consumidores.
Embora sejam uma alternativa atraente para eles, também existem riscos potenciais para iniciantes.
Por esse motivo, muitas exchanges não cobram por transferências de USDC para USD. O valor de uma stablecoin geralmente está vinculado ao preço de outra moeda. Se se tornar muito volátil, pode ser um mau investimento.