O Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi instituído pelo Banco Central em 1979. Seu principal objetivo era aumentar a segurança e a transparência na negociação de títulos públicos.
A Selic foi criada para combater a inflação (aumentos de preços). Em geral, a inflação é menor quando a taxa de juros é maior.
Situações de alta taxa de juros são menos propensas a fazer com que as pessoas comprem mais. Isso reduz a demanda e ajuda a reduzir a inflação.
A Taxa Selic influencia não apenas as taxas de juros das operações de crédito, mas também o desempenho das aplicações financeiras, bem como os índices de inflação.
A taxa básica de juros no Brasil é a Selic. Isso pode ser usado para calcular as taxas de juros que podem ser aplicadas a empréstimos ou financiamentos.
Impactos da taxa Selic
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne a cada 45 dias para analisar a situação econômica e decidir quanto deve custar a Selic.
A Selic é um indicador que pode ter um impacto significativo na vida das pessoas. Taxas de juros mais altas podem resultar em menos pedidos de crédito. Os custos dos empréstimos diminuirão e as pessoas começarão a fazer pedidos nos mercados.
A Selic está atrelada a determinados tipos de investimentos.
Como a Selic se compara a outras taxas de juros?
A Selic é a taxa de juros fundamental para a economia do país. Também pode influenciar outras taxas de juros, como taxas de financiamento e taxas financeiras.
É importante que você compare as diferentes opções de investimentos disponíveis e faça sua pesquisa antes de tomar uma decisão.