A securitização é um método de criação de um ativo negociável a partir de uma variedade de ativos.
Este processo é especialmente útil para investir em ativos que não são facilmente liquidados. Ele fornece aos investidores um perfil de risco-retorno atraente para uma ampla gama de investidores.
O processo também é muito conveniente para empresas que precisam levantar capital por um curto período de tempo.
Como funciona a securitização?
A ideia básica por trás da securitização é agrupar as obrigações de dívida em um pool ou portfólio. O dinheiro dessas obrigações de dívida é então usado para fazer pagamentos de principal e pagamentos de juros.
Esse método tem vários benefícios, incluindo permitir que os credores acessem investimentos líquidos sem arriscar seus próprios ativos. Também aumenta a eficiência no setor bancário.
Isso facilita o financiamento de projetos e a geração de lucros. A principal vantagem da securitização é que ela é fácil de gerenciar e pode economizar dinheiro dos bancos aumentando a originação de empréstimos.
Vantagens
Os benefícios da securitização são muitos. A primeira é que ajuda os bancos reduzindo o risco de inadimplência nos empréstimos.
O segundo benefício é que aumenta a rentabilidade ao separar o financiamento dos empréstimos da originação dos empréstimos.
Além disso, a instituição financeira pode aumentar seus empréstimos além do seu balanço. Isso permite que o banco ofereça mais produtos ao público em um ambiente cada vez mais competitivo.
O terceiro benefício é que reduz seus requisitos de capital, permitindo que empresas e indivíduos tenham uma participação maior no mercado.