O lucro nominal, via de regra, é o lucro que uma empresa obtém quando seu custo total excede sua receita total. Da mesma forma, uma empresa pode ser lucrativa sem ser lucrativa. O lucro nominal é uma medida do valor dos lucros de uma empresa.
Na verdade, é o valor dos lucros de uma empresa que serão obtidos após a dedução dos custos contábeis. Quando isso acontece, diz-se que tem uma unidade extra, que é um custo marginal.
Leia também sobre lucro líquido e lucro bruto.
O valor nominal refere-se ao que?
O valor nominal refere-se ao valor de face de um título, que é o valor antes da correção monetária. O preço de um título é baseado em seu valor nominal. Também é chamado de valor de face ou valor nominal de um título.
O valor nominal é o preço do título no momento da compra. Nesse caso, o preço de mercado de uma ação é o valor de face do título. No entanto, o valor real de um título é o preço após a inflação.
Embora o lucro normal seja maior do que a lucratividade real, isso não significa que o negócio não esteja ganhando dinheiro. Inclui o custo de oportunidade e não tem custo real. Se não houver custos de oportunidade, a empresa não está ganhando dinheiro.
Isso significa que não está ganhando dinheiro. Esse tipo de lucro é frequentemente chamado de “lucro econômico” e é mais difícil de determinar. E como os custos de oportunidade são imprevisíveis, os cálculos feitos para eles não podem ser precisos.
Diferença entre o lucro nominal e o lucro contábil
A diferença entre o lucro nominal e o lucro contábil é que o primeiro é baseado no cálculo de custos e receitas monetárias passadas e não incorpora o conceito de custo de oportunidade. Isso significa que o lucro contábil é quando as receitas superam os custos e vice-versa.
Este último é o oposto, com receitas superiores aos custos. Isso significa que os lucros normais não são iguais aos custos, mas estão incluídos no custo total de produção. Os dois conceitos são frequentemente usados em conjunto.
Como funciona a receita média anual dos Bagels de Suzie?
A receita média anual dos Bagels de Suzie é de US $150.000, e ela paga US $40.000 por funcionário, mais outros US $20.000 anuais de aluguel. Ela também paga cerca de US $30.000 em ingredientes e suprimentos.
O consultor financeiro calcula que o custo de oportunidade de trabalhar em tempo integral é de US $20 mil. O custo de oportunidade de administrar o negócio é de $25.000, o que ela não tem. Portanto, a lucratividade nominal é a diferença entre ter prejuízo e obter lucro.
Por exemplo, se os bagels de Suzie gerarem US $150.000 em receita anualmente, ela pagará a cada funcionário US $20.000 por ano. Este é um investimento razoável, mas o custo de oportunidade é alto.
Ela paga um salário anual de $40.000, e paga aluguel de $20k por ano. A outra metade de seu custo é na forma de salário e despesas, que é de cerca de 20 mil. No entanto, ela tem um custo de oportunidade anual de vinte e cinco mil dólares.