Uma opção de venda (put) é um tipo de derivativo do mercado financeiro. Este contrato dá ao titular da opção o direito de vender um ativo a um preço especificado ao lançador da opção de venda.
Um comprador de uma opção de venda normalmente sente-se negativamente sobre o valor futuro da ação subjacente.
Este instrumento é usado para proteger os investidores de possíveis perdas de ações, oferecendo um hedge contra o potencial declínio das ações.
Uma opção de venda carrega um prêmio robusto. No entanto, uma opção de venda pode ser uma estratégia de investimento atraente para um investidor de longo prazo.
Detalhes da opção de venda (put)
Uma opção de venda é semelhante ao seguro residencial. O comprador paga um prêmio, reduzindo assim o risco de danos à propriedade. O preço da opção de venda aumenta quando o preço de mercado do ativo subjacente diminui.
O comprador pode lucrar com isso quando o valor do ativo subjacente cair. Uma opção de venda também é semelhante a uma apólice de seguro que protege o proprietário contra despesas inesperadas.
Ao transferir o risco para um terceiro, um investidor pode proteger seus investimentos em ações e obter lucro sem sacrificar o patrimônio da casa.
O risco é limitado ao valor do prêmio pago pela opção de venda. Uma opção de venda pode fazer parte de um spread de opções para reduzir o risco geral da carteira.