A precificação é um grande desafio: como determinar o valor do produto que estamos oferecendo ao público? São diversos fatores que devem ser levados em consideração para que o preço justo seja definido. Você deve levar em conta, por exemplo, o custo da sua hora de trabalho e também o valor médio do mercado com base no que seus concorrentes estão oferecendo.
Não é uma tarefa simples, mas nós vamos te ajudar a entender como precificar seu produto ou serviço de forma prática. Continue a leitura e defina preços sem dificuldades.
Precificação: como fazer?
Antes de definir o preço dos produtos ou serviços que você oferece é importante levar em consideração os custos totais do seu negócio, assim como os preços observados no mercado. Assim, você precisa definir a margem de lucro que deseja obter e compreender o valor que os clientes percebem no produto que você está oferecendo.
Apenas com esses critérios é possível cobrar de seus clientes um valor compatível com a realidade e que vai garantir índices de faturamento adequados para cobrir os gastos de manutenção da sua empresa.
Tipos de precificação
Não existe um único tipo de precificação. E o processo para definir o valor de um serviço é diferente em relação a um produto. Já que um produto permanece com o cliente, enquanto que o serviço acontece em determinado momento e depois é encerrado.
Saber a diferença existente entre os tipos de precificação é importante, já que garante que você não cometerá erros na hora de determinar o preço dos produtos ou serviços que oferece aos seus clientes.
Precificação de produtos
Para precificar produtos você deve ter em mente que eles podem ser estocados, e também ficar atento ao prazo de validade. Outro ponto importante é que o fornecimento do produto vai influenciar no preço. Um produto que exige mais recursos humanos e materiais vai ser mais caro do que um produto feito em larga escala.
Na hora de precificar o seu produto você deve escolher como ele será mensurado. É possível que seu produto seja vendido por unidade, ou métricas de massa em gramas, ou tamanho como os centímetros, ou ainda por volume (litros).

Precificação de serviços
Já o processo de precificação de serviços é diferente. A sua primeira tarefa, nesse caso, é definir qual será a unidade de tempo usada como parâmetro. Você pode cobrar por diária, hora trabalhada ou uma mensalidade. Outra maneira que pode ser explorada em alguns cenários é atrelar a remuneração ao esforço ou sucesso alcançado com o serviço.
A experiência do profissional também vai influenciar no preço cobrado pelo serviço. Vamos pensar, por exemplo, no caso de um consultor de negócios que está recém começando a sua carreira. O seu valor hora será menor. Já um profissional da área que tem anos de experiência e diversos cursos de especialização terá um valor hora muito mais alto.
Precificação baseada em custos
Uma estratégia que pode ser adotada para definir o valor de um produto é a margem sobre o custo. Faz-se uma relação entre o preço de custo de cada produto e a margem de lucro. O objetivo é que a empresa chegue a um preço de custo compatível com seus gastos e com o valor de mercado.
A metodologia aqui, basicamente, é entender o quanto o produto custa e somar a isso a margem de lucro desejada. Resumindo, você deve ficar atento aos seguintes pontos na hora de definir o preço do produto oferecido:
- Custo de produção;
- Custos relativos à operação (são variáveis);
- Margem de lucro desejada.
Exemplos de precificação
Existem outros tipos de precificação que podem ajudar na tarefa de decidir o quanto cobrar dos seus clientes pelos produtos ou serviços oferecidos. Conheça outros modelos de precificação a seguir:
Lucro – alvo
A precificação por lucro – alvo é aquela em que o preço do produto é definido de acordo com o que a empresa deseja obter como lucro. Desta maneira, a análise realizada não leva em consideração apenas o preço de um produto ou de uma unidade de serviço, e sim o volume de vendas necessário para que o objetivo de lucratividade seja alcançado.
Esta estratégia pode ser adotada tanto para um pequeno ou grande volume de vendas. O que vai variar de uma para outra será o preço do produto. Mas é importante que o valor final seja compatível com a realidade do mercado.
Preço de penetração
Esta é uma estratégia adotada por empresas que desejam que o seu produto conquiste o mercado. Para isto, um valor muito competitivo é definido com o intuito de chamar a atenção de clientes que usam a marca concorrente, por exemplo. Ou, então, lançar um produto inédito.
Aqui a margem de lucro não tem importância. O foco está na divulgação do produto para conquistar espaço no mercado.
Fórmula para precificar
Quer uma maneira prática e exata de precificar? Aplique os índices a seguir na fórmula de precificação:
- Despesas fixas (DF): 15% sobre a venda;
- Despesas variáveis (DV): 20% sobre a venda;
- Margem de lucro (ML): 12%.
Markup = 100/100 – (DF+DV+ML).
O markup é um índice que você devera multiplicar pelo preço de custo e assim chegar ao seu valor final.