Os traders devem monitorar cuidadosamente a liquidez de seus minicontratos. Muitos minicontratos, como os de petróleo bruto e gás natural, são menos líquidos do que outros contratos, mas você deve verificar se há interesse em aberto suficiente para comprá-los ou vendê-los.
Alguns minicontratos são menos líquidos que outros, e você deve perguntar ao seu corretor se há interesse em aberto suficiente para comprá-los ou vendê-los.
Independentemente de o contrato ser mais líquido do que outros, uma liquidez menor às vezes pode aumentar a quantidade de risco.
Contratos futuros
Ao contrário de sua contraparte de grande capitalização, o contrato futuro tem um décimo do tamanho de um contrato E-mini.
Um Micro E-mini ganha ou perde cinco pontos para cada ponto que o contrato futuro muda.
Durante o horário estendido de negociação (a partir das 16h CST) para o Micro E-mini, o contrato de futuros teve um desempenho excepcional.
Seu volume diário cresceu 25% em março e 36% em julho. Isso levou a uma liquidez robusta nos mercados em todo o mundo. E o Micro E-mini está se convertendo em um e-mini quando atinge um certo nível de valor.
Índice futuro padrão
O minicontrato de futuros de índice padrão é uma excelente maneira de ganhar exposição aos mercados sem o risco de uma negociação de ações tradicional.

O Micro E-Mini oferece um quinquagésimo da desvantagem.
Apesar do fato de que os futuros Micro E-mini são um décimo do tamanho de um contrato completo, este contrato é uma ótima maneira de começar a negociar futuros sem ter que investir uma grande quantia de dinheiro antecipadamente.
Este tipo de contrato de futuros é a escolha ideal para traders individuais ativos que desejam experimentar a negociação de futuros sem fazer um compromisso financeiro significativo.
Os microcontratos usam o algoritmo First In-First-Out (FIFO), assim como seus homólogos E-mini. Os comerciantes devem observar que os limites de preço dos contratos Micro E-mini estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
O horário de negociação também é um pouco limitado, com o mercado CME Globex parando às 16h30 ET na terceira sexta-feira do mês do contrato.
Liquidez do contrato futuro micro e-mini
Com o crescimento do mercado de futuros de micro-emini, os comerciantes menores podem participar de grandes mercados sem as restrições nocionais que vêm com a negociação de contratos de futuros tradicionais em larga escala.
Apesar de seu tamanho, a liquidez ainda é um fator vital ao negociar futuros de micro-emini.
A demanda por futuros de micro e-mini cresceu rapidamente no início, atingindo recordes em março de 2020 como resultado de uma pandemia global, COVID-19. Somente em março, o volume dos futuros Micro E-mini S&P 500 e Nasdaq-100 subiu para um recorde de 1.141.164 e 849.208, respectivamente.
Em junho, o volume saltou para o segundo recorde, com média diária de 1.107.677 contratos negociados, acima do mês anterior.