O mercado de swaps foi desenvolvido pela primeira vez em 1981 pela IBM e pelo Banco Mundial, como forma de compensar a volatilidade das taxas de juros.
Desde então, o mercado de swaps cresceu significativamente, atingindo um valor de US $250 trilhões de acordo com o Bank for International Settlements, mais de 15 vezes o tamanho do mercado de ações públicas dos EUA.
Em poucas palavras, um swap é um contrato em que uma parte paga à outra uma determinada quantia de dinheiro, seja em dinheiro ou em troca de uma mercadoria.
O mercado de swaps é um mercado global para contratos de derivativos. Seu tamanho e profundidade rivalizam com contratos futuros negociados em bolsas organizadas. Os bancos comerciais e de investimento são as partes principais.
Fatores envolvidos no Swap
O mercado de Swap envolve a troca de um ativo financeiro por outro. Além disso, o swap envolve duas partes – uma pagando um valor fixo e a outra recebendo um valor variável.
Ambas as partes receberão uma determinada taxa de juros sobre o swap, que será uma taxa flutuante ou fixa, que flutuará dependendo do valor do ativo subjacente. Se a troca terminar em uma situação ganha-ganha para ambas as partes, ela é chamada de “swap”.
Como funciona o Swap?
Um swap é um contrato que permite que as duas contrapartes troquem fluxos de caixa por um período de tempo específico. Em poucas palavras, um swap é um contrato entre duas partes, com uma parte pagando uma parte fixa vinculada a benchmarks de taxa de juros e a outra recebendo uma parte flutuante vinculada a taxas de câmbio.
De simples derivativo de taxa de juros, no passado, os swaps estavam atrelados à nova atividade de emissão dos mercados de capitais, o mercado de Eurobonds, para se tornarem um instrumento mais diversificado de gestão de risco no mundo financeiro.

Como é determinado o valor do Swap?
Os termos do swap são definidos no contrato, e as pessoas que entram em swaps normalmente são especuladores que estão apostando em um determinado valor subjacente da perna flutuante.
Um swap é um acordo entre duas partes para trocar sequências de fluxos de caixa. O valor de cada fluxo de caixa geralmente é determinado por uma variável aleatória no momento do contrato.
Por exemplo, um swap de taxa de juros envolve a troca de uma taxa de juros fixa por uma flutuante. O valor do principal e os pagamentos de juros são em moedas diferentes. O swap é frequentemente usado para se proteger contra flutuações cambiais.