Historicamente, a marcação a mercado tem sido criticada por falta de transparência e uma versão excessivamente simplificada do preço de mercado atual tem sido usada. Em tempos de volatilidade, é difícil prever o valor futuro de um ativo devido à sua incerteza.
Além disso, a marcação a mercado não é o único método para avaliar um ativo. Embora seja uma maneira conveniente de avaliar o valor de um ativo, não é o único método para avaliar um determinado ativo financeiro.
Mark to market, ou contabilidade de valor justo, é um método usado na contabilidade para determinar o valor justo dos ativos e passivos de uma empresa, comparando-os com ativos semelhantes no mercado. Ao fazer isso, uma empresa pode refletir com precisão o valor de seus ativos e passivos.
Utilidade para empresas
Esse método é particularmente útil para empresas que desejam acompanhar seu desempenho financeiro e fazer ajustes para melhorar seu desempenho. Além de fazer ajustes nos rendimentos e lucros, também garante que os ativos e passivos da empresa sejam devidamente avaliados.
Os comerciantes podem alavancar o crédito para fazer uma negociação e ainda poder pagar os juros e manter um saldo acima do limite. Em alguns casos, a marcação a mercado pode ser usada para avaliar o valor da conta de um fundo mútuo.
O conceito de marcação a mercado é um método usado no setor financeiro para determinar o valor “real” de um ativo. Usando esse método, as empresas podem prever melhor a trajetória futura de um ativo usando essas informações. A metodologia varia de acordo com o caso de uso.
Riscos de inadimplência
No setor financeiro, existe um risco de inadimplência. Quando um empréstimo não é pago, o credor deve classificá-lo como um ativo ruim. Ao aplicar a metodologia de marcação a mercado, fica mais fácil entender o valor atual de um ativo.
Também permite que as instituições financeiras ajustem as contas a receber com base em descontos, abatimentos e dívidas incobráveis. Esta é uma técnica muito útil para gerenciar o risco de inadimplência e exposição a condições adversas de mercado.
Benefício da Marcação a Mercado
O benefício importante é que ele ajuda a fornecer uma melhor visão sobre o desempenho de uma empresa. Outro benefício é que ele ajuda os gerentes a tomar melhores decisões e prever quanto dinheiro eles devem gastar em uma determinada ação.
Um outro benefício da marcação a mercado é a sua transparência, pois ela reflete o valor real do investimento. Além disso, ela equilibra a rentabilidade entre os investidores, garantindo transparência e confiabilidade ao mercado.
Importância da Marcação a Mercado
A marcação a mercado é um método importante em investimentos e contabilidade. Ajuda a determinar o valor atual de uma conta ajustando o NAV do ativo com base em seu valor de mercado atual. Este método é usado quando um ativo flutua muito em valor.
A marcação a mercado no fundos de investimentos tem uma função importante, porque garante que cada cotista receba uma remuneração proporcional à sua participação, independentemente de quantas pessoas entrarem e saírem do fundo no período