O lucro bruto é a diferença entre o custo dos bens vendidos e o preço dos bens ou serviços adquiridos. Quanto menor o custo das mercadorias vendidas, menor o lucro bruto. Esse percentual pode ser negativo ou positivo, mas deve ser sempre superior ao custo das mercadorias vendidas. É um bom indicador de quão eficiente é a empresa em ganhar dinheiro. E se estiver baixo, pode ser um indicador de um problema.
O lucro bruto de uma empresa é a receita menos o custo das mercadorias vendidas. Um CPV mais alto resultará em lucros líquidos mais altos. Em outras palavras, um CPV mais baixo aumentará o lucro bruto.
Quando você considera o custo das mercadorias vendidas, a margem de lucro bruto o ajudará a entender o desempenho de um negócio. Se for alto, a empresa pode aumentar seus lucros. Mas se os custos forem baixos, a receita diminuirá.
O que é CPV do Lucro Bruto?
O valor total dos custos é chamado de CPV (Custo do Produto Vendido) que é um cálculo para mensurar as despesas diretamente associadas ao processo de produção e/ou distribuição do produto e inclui todos os custos variáveis (como aluguel, seguro e custos administrativos), mas exclui custos fixos como aluguel, publicidade e folha de pagamento para funcionários que não são da produção. Algumas empresas alocam alguns custos fixos no processo de produção; isso é chamado de custeio por absorção.
O custo das mercadorias vendidas geralmente é a maior despesa de uma empresa. O custo das mercadorias vendidas é a diferença entre o preço de venda e o custo dos produtos ou serviços vendidos.
Como calcular o Lucro Bruto?
Para calcular o lucro bruto, você deve primeiro descobrir o custo das mercadorias vendidas e depois dividir esse número pela receita. Em outras palavras, se sua empresa vende produtos no valor de US $1.500, ela tem um custo das mercadorias vendidas de US $300.000. Se for esse o caso, seu custo de vendas será de US $2 milhões.
Para calcular o custo das mercadorias vendidas, você deve entender a diferença entre o custo das mercadorias vendidas e a receita. O custo das mercadorias vendidas é o valor que sobra após as despesas operacionais, como mão de obra e materiais. O custo das mercadorias vendidas é dividido pela receita total. Em outras palavras, o lucro bruto é a parte do lucro que sobra após a remoção dos custos de mão de obra e materiais. É a diferença entre a receita e o custo das mercadorias vendidas.
Um empresário pode calcular o custo das mercadorias vendidas comparando o custo dos produtos ou serviços com o custo das mercadorias vendidas. Ao ajustar os custos de produtos ou serviços, uma empresa pode aumentar seu lucro bruto em até 5%. Essas economias serão então depositadas na conta bancária da empresa.

O mesmo se aplica aos custos de produção. Por exemplo, se um novo fornecedor vender conjuntos de snorkel a US $4,50 em vez de US $5, o resultado será um lucro bruto maior.