Lucro Bruto

O lucro bruto é a diferença entre o custo dos bens vendidos e o preço dos bens ou serviços adquiridos. Quanto menor o custo das mercadorias vendidas, menor o lucro bruto. Esse percentual pode ser negativo ou positivo, mas deve ser sempre superior ao custo das mercadorias vendidas. É um bom indicador de quão eficiente é a empresa em ganhar dinheiro. E se estiver baixo, pode ser um indicador de um problema.

O lucro bruto de uma empresa é a receita menos o custo das mercadorias vendidas. Um CPV mais alto resultará em lucros líquidos mais altos. Em outras palavras, um CPV mais baixo aumentará o lucro bruto.

Quando você considera o custo das mercadorias vendidas, a margem de lucro bruto o ajudará a entender o desempenho de um negócio. Se for alto, a empresa pode aumentar seus lucros. Mas se os custos forem baixos, a receita diminuirá.

O que é CPV do Lucro Bruto?

O valor total dos custos é chamado de CPV (Custo do Produto Vendido) que é um cálculo para mensurar as despesas diretamente associadas ao processo de produção e/ou distribuição do produto e inclui todos os custos variáveis ​​(como aluguel, seguro e custos administrativos), mas exclui custos fixos como aluguel, publicidade e folha de pagamento para funcionários que não são da produção. Algumas empresas alocam alguns custos fixos no processo de produção; isso é chamado de custeio por absorção.

O custo das mercadorias vendidas geralmente é a maior despesa de uma empresa. O custo das mercadorias vendidas é a diferença entre o preço de venda e o custo dos produtos ou serviços vendidos.

Como calcular o Lucro Bruto?

Para calcular o lucro bruto, você deve primeiro descobrir o custo das mercadorias vendidas e depois dividir esse número pela receita. Em outras palavras, se sua empresa vende produtos no valor de US $1.500, ela tem um custo das mercadorias vendidas de US $300.000. Se for esse o caso, seu custo de vendas será de US $2 milhões.

Para calcular o custo das mercadorias vendidas, você deve entender a diferença entre o custo das mercadorias vendidas e a receita. O custo das mercadorias vendidas é o valor que sobra após as despesas operacionais, como mão de obra e materiais. O custo das mercadorias vendidas é dividido pela receita total. Em outras palavras, o lucro bruto é a parte do lucro que sobra após a remoção dos custos de mão de obra e materiais. É a diferença entre a receita e o custo das mercadorias vendidas.

Um empresário pode calcular o custo das mercadorias vendidas comparando o custo dos produtos ou serviços com o custo das mercadorias vendidas. Ao ajustar os custos de produtos ou serviços, uma empresa pode aumentar seu lucro bruto em até 5%. Essas economias serão então depositadas na conta bancária da empresa.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

O mesmo se aplica aos custos de produção. Por exemplo, se um novo fornecedor vender conjuntos de snorkel a US $4,50 em vez de US $5, o resultado será um lucro bruto maior.

Termos relacionados

Canal Donchian

O nome Donchian está relacionado ao inventor dos futuros gerenciados. Richard Donchian era um comerciante americano de commodities e futuros. Ele foi um pioneiro no

Ler mais

Títulos públicos

Títulos públicos são dívidas emitidas por governos locais ou estaduais que têm um cronograma de pagamento fixo e uma data de pagamento definida. Esses títulos

Ler mais

Investidor Qualificado

Um investidor qualificado é uma pessoa que atende aos requisitos da Securities and Exchange Commission para investir em ofertas privadas. Uma empresa de private equity

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter