Juros são as remunerações pagos sobre o dinheiro emprestado. É calculado como uma porcentagem do valor do empréstimo. Pode ser calculado em juros compostos ou simples.
Conceito do juros
As taxas de juros podem parecer confusas, mas é importante entender o conceito por trás delas. Simplificando, os juros são o custo do empréstimo de dinheiro, e taxas mais altas significam que você terá que pagar mais do que originalmente emprestou.
Normalmente, consideramos o dinheiro extra como algo ruim, por isso sempre queremos optar por empréstimos com juros baixos. Da mesma forma, todos nós já ouvimos falar da taxa de juros promocional de 0%, o que significa que você não precisará pagar juros!
O que o juros determina?
As taxas de juros determinarão quanto dinheiro extra você acaba pagando em sua dívida e quanto tempo leva para pagar suas economias. Saber quais são as taxas de juros ajudará você a planejar suas finanças de acordo.
Ele determinará o tamanho da fatura do seu cartão de crédito, o tempo que leva para pagar seu empréstimo e quanto combustível você tem em sua conta poupança. Para entender os juros, aprenda sobre suas economias.
Exemplo de juros
Quando você pega dinheiro emprestado, está pagando juros. Normalmente, esse valor é expresso como uma porcentagem do principal. Um empréstimo de $ 100 com uma taxa de juros de 8% exigirá que você pague $ 108 até o final do ano.
Isso faz com que o valor total do empréstimo seja muito superior a US $ 100. Na maioria dos casos, é mais importante encontrar a menor taxa de juros, pois isso afetará o quanto você paga de juros. No entanto, você deve estar ciente de que os credores geralmente buscam altas taxas de juros porque podem obter um lucro maior.
Modalidades dos juros
Tipos de modalidades dos juros:

Juros simples
Os juros simples se aplicam apenas ao saldo do empréstimo.
Juros compostos
Juros compostos se aplicam aos juros em si.
Juros acumulados
O tipo de juros acumulados determinará quanto você acabará pagando.
Juros mora ou juros moratórios
É uma modalidade de juros que visa ressarcir o credor diante de uma atraso no pagamento de uma dívida.
Juros nominais
É a taxa que necessariamente deve ser designada nos contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao intervalo de um ano.
Juros real
A taxa de juros real é o retorno real que um investimento recebe após a inflação. Esta taxa é muitas vezes referida como a taxa de juros real.
Juros sobre capital próprio
As empresas costumam usar juros sobre capital próprio (JCP) para remunerar os acionistas. Assim como os dividendos e juros sobre capital próprio, essa forma de distribuição de lucros é muito comum em companhias abertas