O IPCA, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), é um dos indicadores de inflação mais significativos e tradicionais do Brasil.
Esse indicador mede a variação de preços de serviços e produtos que são vendidos no comércio aos consumidores.
Esse índice mede a inflação e é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este índice tem como objetivo mostrar as variações de preços no comércio para a população em geral, principalmente para aqueles que vivem em áreas urbanas.
IPCA-15
O IPCA é o principal indicador. No entanto, existem muitos outros indicadores que orbitam em torno dele.
O IPCA-15 é um preview do IPCA e é usado para ajustar o IPTU.
O IPCA permite que você veja como seu poder de compra muda de mês para mês. As pessoas que desejam administrar melhor suas finanças devem estar cientes de que a inflação é um problema real e ficar de olho nela.
Cálculo do IPCA
O IPCA visa famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, independentemente da procedência. Também examina os valores dos aluguéis nas residências. Os preços obtidos são o pagamento em dinheiro real que foi feito ao consumidor.
A pesquisa mensal abrange nove tipos de produtos e serviços. Existem 465 subcategorias.

Cada item tem um peso que é determinado pela sua posição no consumo da população. Itens relacionados à alimentação são mais pesados do que itens como comunicação e roupas.
Aumento do IPCA
O aumento do IPCA é um reajuste de preço que aumenta o valor de determinados itens. Isso pode levar à inflação.
Se o IPCA apresentar alta em relação aos meses anteriores, isso significa que os preços estão subindo menos que o normal. Isso também é chamado de deflação.
Qual é a finalidade do IPCA?
A estratégia monetária do Brasil inclui o IPCA. Esse índice é usado pelo governo para determinar se ele cumpre suas metas de inflação.
Por exemplo, em 2020 a meta era chegar a 4% ao ano com tolerância de 1,5 ponto percentual. Essa meta é atingida se o IPCA acumulado cair entre 2,5% e 5,5% ao final.
Para fazer cumprir as metas de inflação, o Banco Central precisa usar a taxa de juros. Quando os preços estão sob controle, o Banco Central pode baixar os juros e estimular a economia.
Se essas medidas não funcionarem e o IPCA encerrar o ano acima da meta, o Presidente e o Chefe do Banco Central devem informar ao Ministro da Fazenda quais medidas serão tomadas para que a inflação fique dentro da faixa aceitável.
Vale lembrar que o IPCA não mede apenas a variação de preços, mas também o peso do orçamento familiar.
Quando começou o IPCA?
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é medido desde 1979. Em 1979, o Conselho Monetário Nacional determinou que o IPCA fosse utilizado como indicador oficial de inflação.
O Banco Central acompanha de perto o crescimento do índice oficial de inflação desde sua criação. Dependendo do resultado, o COPOM pode diminuir, manter ou aumentar a taxa Selic, que é a taxa de juros do país.