O termo intraday (intradiário) é utilizado pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação nas bolsas de valores. Transações intradiárias são transações que começam e terminam no mesmo pregão.
Os day traders são investidores que usam operações intradiárias ou estratégias diárias para ganhar flutuações de mercado.
Outro termo muito utilizado são os gráficos intradiários. Esses gráficos mostram o desempenho de um ativo ao longo do dia e permitem que o investidor determine se é o momento certo para comprar ou vender.
Dicas de negociação intraday
- As negociações só devem ser feitas durante o horário de mercado. Desta vez é quando há mais volatilidade e, portanto, melhor rentabilidade.
- As ordens de stop loss podem ser usadas para proteção contra operações de alta perda.
- As negociações intraday não devem ser muito ambiciosas. Se um dia de negociação atingir ganhos entre 4% e 5%, pode ser considerado bem-sucedido.
- Planeje pelo menos 10 operações diárias e diversifique seus ativos;
- Fechar negócios no fechamento intraday.
- Você pode evitar perder dinheiro não escolhendo ativos voláteis. É crucial garantir que sua estratégia seja fundamentada em análises fundamentais e técnicas.
Estratégias intraday
Existem muitas estratégias de negociação intradiária que os traders podem usar:
- Scalping é uma abordagem que busca produzir muitos resultados positivos com uma pequena mudança de preço.
- Procure por altos e baixos relativos.
- Busque por níveis de suporte e resistência para ajudá-lo a tomar decisões de compra ou venda.
- A negociação baseada em notícias pode criar oportunidades de negociação. Esse tipo de negociação é mais volátil em torno de eventos de notícias.
- As estratégias que usam algoritmos complexos para explorar pequenas ineficiências de mercado, negociação de alta frequência e outros fatores geralmente são baseadas no intradiário.
Operações realizadas no intraday
Dia de negócios
Intraday está intimamente relacionado com a conhecida estratégia de day trading. Aqui, o objetivo é especular e lucrar com os movimentos do mercado.
Daytrading utiliza gráficos intradiários e movimentos de preços como forma de decidir quando entrar ou sair de posições. Os comerciantes podem então usar estratégias de negociação para lucrar com as flutuações de preços de curto prazo.
Opções e Derivativos
Opções e derivativos também podem ser negociados usando a estratégia intradiária. Preços de curto prazo podem ser usados para identificar períodos em que uma opção está subvalorizada.
Negociação de cambistas
Scalper trading também é conhecido como scalping. Envolve uma série de operações curtas que são realizadas em questão de minutos. Esta atividade visa lucrar com pequenas flutuações de preços durante os pregões.

Scalper não se importa com o histórico de preços do papel ou com fundamentos fortes. Escalpelamento leva apenas alguns segundos. É por isso que são usados softwares de negociação avançados e softwares de análise de gráficos.
HTF (Alta Frequência Comercial).
HFT é negociação de alta frequência. A HFT explora microflutuações de preços ao longo do dia usando algoritmos complexos e grandes volumes de negociação.
O HTF pode ser executado automaticamente por investidores robôs, pois ocorre a uma taxa mais rápida do que a negociação de scalper.