O Grupo dos Vinte (G20) é uma organização composta pela maioria das maiores economias do mundo. Inclui tanto nações industrializadas quanto economias emergentes. Coletivamente, os membros representam cerca de 90% do produto interno bruto (PIB) mundial, 75-80% do comércio internacional e dois terços da área terrestre do mundo.
O G20 procura abordar questões que vão além da esfera de responsabilidade de qualquer nação. Os países membros são 19 países individuais mais a União Europeia, representada pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu.
O G20 foi estabelecido em 1999 pelos ministros das Finanças do grupo G7. Seu objetivo é incluir outros países nas discussões sobre finanças e economia global. Mas o G20 faz mais do que apenas falar sobre questões financeiras.
Propósito do G20
Uma das questões mais importantes é a mudança climática. O vírus Covid-19 está causando uma crise social e de saúde nos países em desenvolvimento e está ameaçando vidas, meios de subsistência e relações sociais. O G20 está pronto para ajudar a resolver esses problemas, liderando mudanças na sociedade global.
Em particular, as ações políticas devem se concentrar na erradicação da pobreza. As Nações Unidas encarregaram o grupo de combater a pobreza e a desigualdade globais. Felizmente, o G20 tem a capacidade de liderar a abordagem dessas questões.
O G20 é a principal organização econômica do mundo. Seus membros incluem 19 grandes economias e a União Européia. Juntos, eles controlam quase 75% do comércio global e 60% da população mundial.
Mas seu papel também se tornou um pouco complexo e nem sempre é fácil de entender. Tal como acontece com muitas outras organizações internacionais, o G20 também é responsável por facilitar a globalização da infraestrutura mundial e dos mercados financeiros.
Desde 2008, o G20 se reúne pelo menos uma vez por ano. Em suas cúpulas participam os chefes de governo de cada país membro, os ministros das Finanças e das Relações Exteriores e outros funcionários de alto escalão.

Alguns dos convidados permanentes são a União Africana, a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, o Banco Mundial, a Espanha e a Organização Mundial do Comércio.
O G20 é um fórum para os líderes mundiais discutem desafios e criarem compromissos para o crescimento econômico. Embora o principal mandato do G20 seja promover a estabilidade global e prevenir futuras crises financeiras, o grupo tem sido criticado por sua abordagem errática.
Apesar de suas muitas deficiências, o G20 é uma ferramenta eficaz para enfrentar crises globais e aumentar o comércio global. A agenda deste grupo é uma parte vital da economia global.