O Federal Open Market Committee (FOMC) é um conselho do Federal Reserve System. Os membros do comitê são nomeados pelo Conselho de Governadores e representam cinco bancos do Federal Reserve.
Seu objetivo é determinar se a situação atual da economia justifica uma mudança na taxa de fundos federais. Reúne-se pelo menos quatro vezes por ano e vota a política monetária entre as reuniões.
O FOMC discute uma variedade de questões, incluindo economia, taxas de juros, agregados monetários e de crédito e política fiscal.
Análises do FOMC
Em suas reuniões, o FOMC analisa a economia e discute as opções de política monetária. O duplo mandato do Comitê inclui estabilidade de preços e emprego máximo. O comitê tomará então uma decisão sobre sua posição na política.
O FED pode optar por aumentar ou diminuir as taxas de juros ou manter o nível atual das taxas de juros.
Em dezembro de 2017, o FOMC aumentou a meta da taxa dos fundos federais para 2,5%. O intervalo alvo é uma referência para o Federal Reserve definir as taxas de juros. O intervalo alvo é ajustado com base no crescimento da economia.
O FOMC é encarregado de manter reservas em seus bancos locais do Federal Reserve para atender ao requisito de reserva. A faixa-alvo das taxas de juros é determinada na primeira reunião regular do ano.
Reuniões do FOMC
O FOMC se reúne pelo menos oito vezes por ano. O objetivo do comitê é manter uma taxa básica de juros estável para manter a economia nos trilhos.
O FOMC também ajusta a taxa de fundos federais de acordo com vários fatores, incluindo a quantidade de desemprego e inflação.
Entre suas muitas responsabilidades, o FOMC define as taxas de juros. O principal objetivo do FOMC é administrar a oferta monetária da economia dos EUA.
Além de definir as taxas de juros, o comitê também fiscaliza o preço de bens e serviços. Estas medidas são importantes para a saúde da economia, pois ajudam a reduzir o risco de recessão e a estimular a economia.
O FOMC é o órgão de governo do banco central.