O fechamento de capital ou a deslistagem é uma ação que as empresas podem tomar para evitar a falência. Isso pode ser devido a regulamentações ou por não atender aos padrões financeiros mínimos. Esses padrões podem incluir níveis de vendas, índices financeiros e preços mínimos de ações.
Se uma empresa não atender a esses padrões, ela será avisada pelas bolsas de valores e será deslistada. Alternativamente, uma empresa pode optar por excluir a lista após um período de tempo se cumprir os critérios.
Como acontece o fechamento de Capital?
Normalmente, uma deslistagem acontece quando uma empresa não atende mais aos requisitos para permanecer na bolsa. No mercado de ações, uma empresa deve atender a certos padrões regulatórios para permanecer pública.
Se a empresa não atender a esses requisitos, não será elegível para o IPO. Isso significa que a ação não será negociada no balcão, o que a impedirá de atrair investidores. Como resultado, os investidores podem evitar esse tipo de investimento.
Quais circunstâncias pode ocorrer o fechamento?
Dependendo das circunstâncias, uma empresa deslistada também pode ser deslistada se for tornada privada. A exclusão voluntária não é uma coisa ruim. Pode ser um sinal de dificuldade financeira.
Pior ainda, uma empresa deslistada pode ter sido reestruturada em uma holding de private equity, onde poderia eventualmente passar a oferecer títulos ou ações preferenciais. Esta pode ser uma excelente oportunidade para um investidor sair de uma empresa, por isso pode ser do seu interesse investir.
A empresa pode optar pelo fechamento voluntário?
Uma empresa pode optar por excluir suas ações para evitar publicidade negativa. No fechamento voluntário, a decisão é da própria empresa, e não é sinal de má notícia. Por exemplo, uma empresa pode ter vendido suas ações para uma empresa de private equity e agora a empresa quer fechar o capital. Se a empresa falir, ela será desligada e os acionistas terão que fazer uma oferta para que as ações se tornem listadas em Hong Kong.
Algumas empresas estão dispostas a deslistar porque enfrentaram problemas de confiança. Ao se tornarem privadas, perdem a reputação e a confiança dos investidores. Em contraste, uma empresa deslistada pode enfrentar problemas de confiança.
Da mesma forma, pode ter que lidar com os problemas que levaram à exclusão. Esses problemas são comuns em uma empresa pública. Uma deslistagem voluntária pode ser uma boa oportunidade para uma aquisição, se ambas as partes concordarem com a mudança.