Endosso significa assinar um documento, seja na frente ou no verso, para fins de negociação ou transferência de direitos para outra parte. As partes que fazem um endosso são conhecidas como o Endossante e o Endossante.
Este documento é usado para todos os tipos de transações, incluindo hipotecas e contratos de empréstimo.
Tipos de endosso
Os tipos de endosso incluem: endosso em branco, endosso especial e endosso restritivo. Um endosso em branco consiste simplesmente na assinatura do endossante, enquanto um endosso especial nomeia o destinatário.
Um endosso restritivo, por outro lado, exige que a pessoa endossada cumpra as instruções especificadas.
Os endossos podem ser negociados posteriormente, enquanto os endossos em branco não são.
No contexto de hipotecas, endossos restritivos podem ser usados para restringir a movimentação de um instrumento.
Por exemplo, um endossante só pode transferir um instrumento para outra pessoa se a outra parte atender a determinadas condições. É por isso que os endossos condicionais são usados em situações em que as partes não podem cumprir as condições.
Um endosso qualificado, por outro lado, limita a responsabilidade do endossante se o instrumento for desonrado. “Sem recurso” ou “sem responsabilidade” está escrito sobre a assinatura. Isso qualifica o endosso como endosso “qualificado”.
O endosso qualificado também pode isentar a responsabilidade retroativa. Neste caso, a responsabilidade do endossante é limitada a uma garantia. Também é possível colocar uma restrição no número de vezes que o endossante pode retirar seu endosso.
Especificações do endosso
Um endosso também inclui o nome da pessoa que deve receber o instrumento. O endosso é muitas vezes escrito como um “endosso” e é uma exigência legal na maioria dos estados. Um endosso é um tipo de documento legal que certifica que uma pessoa tem direito ao dinheiro ou propriedade representada pelo instrumento.
Também pode limitar a responsabilidade do endossante. Esse tipo de endosso é mais comum em transações comerciais.
Um endosso pode transferir a propriedade, garantir um pagamento ou um aviso de recebimento. Pode ser um endosso através de uma simples assinatura ou pode conter anotações adicionais.
A pessoa que transfere o instrumento é conhecida como o endossante. É possível que duas pessoas assinem o mesmo instrumento, mas cada uma pode ter significados diferentes.
É assim que funciona um endosso. Quando alguém assina um cheque, ele ou ela está concedendo o endosso. Em outras palavras, o endosso é uma confirmação de que a pessoa que escreveu o endosso pretendia fazê-lo.