Para determinar o custo dos ativos, você deve primeiro calcular sua depreciação. Existem dois métodos de depreciação.
Um é chamado de método de saldo decrescente duplo e permite que você anule uma parte mais alta do valor imediatamente após a compra, enquanto baixa uma quantia mais baixa posteriormente.
O método de saldo decrescente duplo é mais adequado para empresas que desejam recuperar parte do custo inicial dos ativos.
A razão para este método é que o valor de um ativo diminui rapidamente durante os primeiros anos de propriedade.
Saldo decrescente
O segundo método é o método do saldo decrescente, que envolve estimar o número de unidades produzidas durante um período de tempo. Nesse método, você usa a taxa de depreciação e multiplica o número de unidades pela quantidade de unidades depreciáveis. O número resultante é o seu valor depreciável.
Em ambos os métodos, a despesa de depreciação é calculada usando a taxa de depreciação. O método do saldo decrescente duplo é semelhante ao método do saldo decrescente, mas usa uma taxa de depreciação mais baixa.
A depreciação é uma despesa contábil comum. Ajuda as empresas a alocar o custo dos ativos tangíveis ao longo do tempo. É uma prática comum considerar a depreciação como uma porcentagem do custo inicial.
À medida que o valor de um ativo diminui ao longo do tempo, uma empresa pode comprar um novo equipamento. A depreciação é uma prática contábil importante, e não contabilizar pode ter um grande impacto na lucratividade de uma empresa.

Registros de ativos
O método de depreciação envolve manter registros de cada ativo. Isso é necessário porque o valor de um ativo pode ficar abaixo de zero a qualquer momento. Ele pode ser vendido, negociado ou combinado em outro ativo.
Seu valor diminui em um quinto do preço do bilhete a cada ano. Além do método do saldo decrescente, outro tipo de depreciação é chamado de “valor decrescente”. Nesse caso, o ativo depreciará mais rapidamente durante os primeiros anos de uso, enquanto sua taxa de depreciação diminuirá lentamente nos anos seguintes.
Em geral, o conceito contábil é baseado no princípio da competência, que exige que as despesas correspondam ao período da receita.
A depreciação é um método útil nesse caso, pois ajuda a vincular o custo de um ativo ao seu benefício ao longo do tempo. No caso de ativos fixos, a despesa de utilização de um ativo será registrada como despesa incremental.
Este método é o mais utilizado para determinar o custo de um ativo, e é um dos métodos mais comuns para calcular o custo de ativos fixos.
O método de depreciação se aplica a ativos tangíveis, como equipamentos comerciais e software de computador.
Os terrenos são sempre excluídos da depreciação, mas são elegíveis os edifícios e certos tipos de benfeitorias. Se você não tiver certeza se um ativo específico se qualifica para depreciação, é melhor consultar um profissional de impostos.
Muitas empresas optam por usar dois cronogramas de depreciação separados. Isso pode ajudar a garantir que eles recebam a dedução correta.