Em última análise, as demonstrações financeiras devem ser precisas e lógicas para fornecer aos investidores uma imagem clara do desempenho da organização.
Eles também devem ser relevantes e confiáveis, pois as informações neles contidas são vitais para investidores e potenciais parceiros de negócios. É importante lembrar que uma demonstração financeira é tão boa quanto a administração da empresa lhe deu.
A seção final da demonstração financeira é a demonstração do fluxo de caixa. Este documento mostra as mudanças no fluxo de caixa durante o período do relatório. O fluxo de caixa das operações é registrado na seção de atividades operacionais da demonstração do fluxo de caixa.
Como funciona a demonstração financeira?
Uma demonstração financeira inclui um título que indica sua finalidade. Em seu cabeçalho deve constar o nome da entidade e a data abrangida. As informações incluídas no documento são principalmente monetárias e são expressas em unidades monetárias.
As informações combinadas desses documentos fornecem aos investidores uma visão clara do estado atual de uma empresa, incluindo possíveis dificuldades futuras. Também é importante notar que as demonstrações financeiras não são as mesmas em todos os países.
Uma função importante de uma demonstração financeira é informar os investidores sobre as finanças da empresa. As declarações podem ajudá-los a determinar se um negócio é lucrativo e permanecerá lucrativo, ou se enfrenta grandes problemas.
Objetivo da demonstração financeira
O objetivo de uma demonstração financeira é informar o público sobre os resultados de uma empresa. Seu objetivo é comunicar a condição financeira de uma empresa aos seus stakeholders.
Seu objetivo principal é mostrar ao proprietário o patrimônio da empresa e o valor dos ativos. Também pode ajudar a identificar o fluxo de caixa da empresa. Uma vez determinado, pode ser usado para avaliar o potencial futuro do negócio.
O objetivo de uma demonstração financeira é mostrar como uma empresa está indo. Este documento inclui os ativos, passivos e patrimônio de uma empresa detida pelos acionistas.