Todas as transações no ambiente da Bolsa são gerenciadas pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).
Foi criada em 1997 através da divisão do patrimônio da Bolsa de Valores de São Paulo.
Esse processo foi concebido para modernizar os mercados financeiros do Brasil.
O que faz a CBLC?
A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia administra os processos de custódia de títulos no mercado de capitais brasileiro. Esta é a estrutura principal da BM&F Bovespa.
A CBLC mantém esses papéis e permite que os clientes comprem ações na Bolsa de Valores mesmo que a corretora vá à falência.
Investidores em Bolsa de Valores e Tesouro Direto podem contar com a CBLC para prestar importantes serviços. Esta entidade é responsável por proteger os fundos dos clientes.
A Companhia detém atualmente mais de 6 trilhões de títulos e ações, bem como outras ações da empresa, sob sua custódia. Também liquida cerca de 95% dos negócios na Bolsa de Valores do Brasil.
Responsabilidades da CBLC
As ações da CBLC podem não ser muito conhecidas pelos investidores, mas cumprem funções importantes para garantir que a Bolsa de Valores seja eficiente, transparente e segura.
A Companhia oferece uma variedade de serviços, incluindo de compensação e liquidação.
Essas operações também são possíveis por meio do Serviço de Liquidação Líquida Garantida da Companhia e do Serviço de Liquidação Bruta Facilitada.
Os investidores têm a opção de emprestar suas ações através de bancos como garantia. A CBLC protege ambas as partes se você vender a descoberto títulos emprestados de terceiros.
Os investidores terão de pagar uma taxa à Empresa e ao proprietário dos títulos emprestados para aceder a este serviço.
Os investidores podem emprestar suas ações da instituição, desde que sejam pessoas jurídicas e pessoas físicas que cumpram uma série de requisitos.
Taxas da CBLC
Depois de saber mais sobre as funções, você deve ter se perguntado se a CBLC cobra taxas. A CBLC cobra uma taxa de custódia.
Essa taxa é aplicável a muitos investimentos, como ações ou títulos do Tesouro Direto. Cobre os custos operacionais da CBLC na prestação de seus serviços aos investidores.
O Tesouro Direto, por exemplo, exige que todos os títulos sejam registrados. O Tesouro Selic, no entanto, permite investimentos de até R$ 10 mil. Esta anuidade pode ser dividida em dois semestres.
Essa taxa pode ser cobrada mesmo que o vencimento ou resgate antecipado ocorra dentro de um ano civil. Outras taxas de investimentos podem variar dependendo de seu tipo e outros fatores.