Bitcoin

A bitcoin é uma moeda virtual que pode ser encontrada no mercado há alguns anos. Porém, muitas pessoas ainda se perguntam o que ela é, pois a sua divulgação começou a ser feita em 2008 e tem quem ainda não entenda como ela funciona. Entretanto, há pessoas que já investiram nessas moedas e ficaram ricas, além do surgimento de empresas no setor de moedas virtuais.

O que é Bitcoin?

Essa foi a primeira moeda virtual do mundo. Porém, ela não existe em papel ou em nenhum meio físico, somente no ambiente virtual. Além disso, a bitcoin é uma moeda descentralizada, portanto, não há bancos ou governos que atuam como intermediários.

Sendo assim, a bitcoin é uma criptomoeda, termo usado para que todos entendam que ela só existe na internet. Mas elas são reais, só não existem em versões físicas. Outro ponto interessante é que são as pessoas que podem enviar e receber bitcoins.

A bitcoin é um dinheiro limitado. A tecnologia envolvida na criação dessa moeda permite que sejam emitidos até 21 milhões de bitcoins.

Como funciona o Bitcoin?

As criptomoedas são negociadas na internet em redes próprias, mas para isso é usado o blockchain. Dessa forma, as pessoas conseguem comercializar a moeda de forma autônoma. E os 3 principais jeitos de fazer isso são:

  • Comprar bitcoin de empresas especializadas em comercialização em criptomoeda, que são conhecidas como exchanges ou corretoras, reunindo compradores e vendedores de um determinado meio digital;
  • Negociando diretamente com outros usuários a compra e venda da moeda virtual;
  • Usando computadores de alto desempenho para que essa rede seja usada nas transações de criptomoedas funcione.

Para comprar bitcoin é necessário passar o dinheiro em reais ou na moeda do país em questão, para uma conta de corretora ou blockchain. Portanto, as negociações são feitas por PIX ou transferências bancárias.

Mercado da moeda virtual

A bitcoin nada mais é do que uma criptomoeda ou moeda digital. Com ela é possível comprar e vender pela internet. Porém, é diferente de outras moedas como o dólar, euro ou o próprio real. Afinal, ela só existe e pode ser usada virtualmente ou em lojas físicas que aceitem as criptomoedas como pagamento.

Os ativos que o mercado bitcoin trabalha são:

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback
  • Algorand;
  • Avalanche;
  • Cardano;
  • Cosmos;
  • Dogecoin;
  • Filecoin;
  • Internet computer;
  • Pax Gold.

O saque de uma bitcoin pode demorar até três dias úteis para ser aprovado. No entanto, ele costuma acontecer antes do prazo. Porém, caso a solicitação tenha excedido o prazo, é necessário entrar em contato com o banco.

Como comprar a moeda virtual?

Para comprar bitcoin é preciso:

  • Aceitar a moeda virtual como pagamento do próprio negócio;
  • Comprando de uma pessoa ou corretora de criptomoedas.

No entanto, a opção mais simples para conseguir bitcoin é por meio de uma corretora. Neste caso, a pessoa deverá ter uma conta em uma das plataformas disponíveis no mercado.

Entretanto, ao considerar essa possibilidade, é interessante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é escolher uma corretora confiável, pois assim se evita riscos futuros. Para isso, pesquise na internet sobre a reputação e a forma de atuação da corretora.

Considere também a segurança da plataforma. Portanto, veja se a corretora se preocupa com a proteção dos seus dados e se está protegida contra os ataques hackers.

Vale destacar que o mercado da moeda virtual é volátil, portanto, sofre constantes oscilações em seu valor. Por isso, antes de entrar para o mercado, estude bastante sobre ele para entender como funciona o perfil do investidor.

Como minerar Bitcoin?

A mineração de bitcoin consiste em um problema matemático que o computador trabalha para encontrar o resultado. A recompensa para os mineradores que conseguirem resolver a equação é uma fração de bitcoin.

Para isso, os mineradores usam dispositivos capazes de resolver várias equações por segundo. Assim, os ganhos serão maiores. Portanto, essa é uma corrida para quem resolve o problema primeiro. Para isso, os dispositivos usados para minerar a moeda virtual necessitam ter um alto poder de processamento.

Isso porque as máquinas ficam trabalhando o dia todo. Dessa forma, morar em um local com energia barata também ajuda, pois os programas precisarão ficar ligados com frequência. Para minerar bitcoin é preciso:

  • Ter os equipamentos corretos, portanto, além do computador, é preciso ter um hardware especial para extrair a moeda;
  • Possuir uma carteira de criptomoedas, pois é por lá que uma pessoa recebe seus criptoativos depois de resolver o problema;
  • Participe da cooperação entre os mineradores, porque hoje em dia é impossível ganhar bitcoin sozinho, por lá é possível obter o processamento extra para outros grupos;
  • Tenha um programa de mineração da moeda em seu computador como o CGMiner, BFGMiner, Easyminer, Awesome Miner, Carteiras de Bitcoin.

O mercado bitcoin está sempre em constante transformação, pois essa é uma moeda muito volátil. Afinal, na mesma hora que ela está em alta, pode ser o valor dela não seja mais elevado.

Termos relacionados

Margem Operacional

A margem operacional é uma métrica chave para medir a saúde geral da sua empresa. Também é chamado de retorno sobre vendas ou margem EBIT.

Ler mais

Cotação de Ação

As cotações das ações flutuam constantemente, dependendo de vários fatores, incluindo o desempenho da empresa, lucratividade e sentimento geral do mercado. Em última análise, o

Ler mais

Risco de Liquidez

O risco de liquidez é um dos aspectos mais críticos da gestão financeira. Pode ocorrer em qualquer negócio ou setor porque pode dificultar o cumprimento

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter