Um banco de desenvolvimento oferece empréstimos a industriais e agricultores em países em desenvolvimento. Os empréstimos podem ser usados para a compra de equipamentos e ferramentas agrícolas e para a expansão das indústrias.
Um banco de desenvolvimento combina critérios bancários e de desenvolvimento para financiar uma empresa. Não é um credor de última instância, mas pode ser uma boa fonte de capital para pequenas empresas.
Requisitos para um banco operar com sucesso
Um banco de desenvolvimento deve atender a uma série de requisitos para operar com sucesso, e abaixo vocês vão entender um pouco desses requisitos:
- Precisa de uma gestão competente e experiente. Um banco de desenvolvimento não pode funcionar sem pessoal competente e experiente.
- Deve ser capaz de se adaptar às mudanças nas condições do ambiente.
- Deve ter um governo estável e um clima favorável à iniciativa privada. O governo deve apoiar e incentivar as atividades do banco de desenvolvimento. Deve-se garantir que a economia seja saudável o suficiente para atrair investimentos e se manter à tona.
- E último, o banco de desenvolvimento não deve oferecer pequenos empréstimos a indivíduos. A administração e acompanhamento de um empréstimo tão pequeno é muito caro e arriscado. Além disso, os bancos de desenvolvimento não são instituições públicas com pressões de dividendos.
Portanto, eles podem ter melhores retornos sobre o investimento do que os países membros, mas têm um risco maior de perder dinheiro com pequenos empréstimos. Finalmente, um modelo de banco de desenvolvimento implica uma estrutura de capitalização independente e taxas de juros competitivas.
Um banco de desenvolvimento pode ser um ativo valioso para investidores em economias emergentes. É uma instituição financeira com múltiplas funções, incluindo a promoção do investimento e do empreendedorismo.
Objetivo do nanco de desenvolvimento
O objetivo é ajudar os setores público e privado a crescer de forma econômica. Outra função importante de um banco de desenvolvimento é fornecer financiamento aos credores das MPMEs.
Um outro objetivo do banco de desenvolvimento é precípuo e tem que proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.
Papel do banco de desenvolvimento
Um banco de desenvolvimento é uma instituição financeira que fornece capital de médio e longo prazo para pequenas e médias empresas em países em desenvolvimento. Seu papel é ajudar as pequenas empresas a crescer. Também ajuda a desenvolver o mercado de capitais de um país.
Além de emprestar dinheiro, presta assistência técnica a empreendedores locais. Pode promover o investimento industrial. Um banco de desenvolvimento é essencial para a economia de um país. Um negócio sustentável requer uma economia forte.
Além disso, o Banco tem o papel de fornecer garantias parciais de crédito a mutuantes de PME e de ajudar os credores das MPMEs a ter acesso ao capital, também pode servir como uma fonte de financiamento estável para eles.