O Banco do Nordeste do Brasil S/A (ou BNB) foi criado na década de 1950.
Teve um impacto significativo na história e no desenvolvimento da Região Nordeste.
Ele é o principal responsável pela concessão de crédito para auxiliar no desenvolvimento e produção de atividades produtivas.
Sua atuação foi fundamental para solucionar os problemas econômicos da Região Nordeste do Brasil.
Operações do Banco do Nordeste
Nos últimos 68 anos, o BNB viu suas operações crescerem.
Está agora em mais de 2.000 municípios nos nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí e Ceará, Rio Grande do Norte), norte de Minas Gerais incluindo os Vales do Mucuri e Vales do Jequitinhonha, além do norte do Espírito Santo.
A missão do BNB é ser o banco de desenvolvimento do Nordeste. Busca ser reconhecida por sua capacidade de promover o bem-estar das famílias nordestinas e aumentar sua competitividade.
O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é uma organização multi financeira de capital aberto.

São clientes do Banco: pessoas físicas, agentes institucionais e agentes econômicos. Também os produtores rurais de porte pequeno e médio, assim como os grandes agricultores e empreendedores informais.
É a mais importante instituição latino-americana voltada para o desenvolvimento regional.
É uma agência executora de políticas públicas, especialmente no funcionamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.
Fonte de recursos do BNB
O FNE é a principal fonte de recursos do Banco do Nordeste desde 1989. Financia setores produtivos de acordo com o plano de desenvolvimento regional.
Os órgãos federais e estaduais criaram este instrumento em conjunto.
As regiões semiáridas são os principais clientes-alvo de pelo menos metade dos recursos do FNE que o BNB da região aplica anualmente. Assistência técnica e crédito também estão disponíveis.
A estratégia de apoio do BNB aos pequenos empreendedores levou à criação do Crediamigo em 1998. Esse programa de microcrédito de grande porte voltado para centros urbanos foi baseado na estratégia do BNB.
É o maior programa de microcrédito da América do Sul. Em 2005, o programa Agroamigo introduziu o microcrédito orientado no meio rural. Agora tem mais de 1.000.000 de clientes.