O balanço de pagamentos (BOP) é um método utilizado pelos países para registrar suas transações monetárias internacionais. Ele contabiliza todas as transações envolvendo os setores público e privado e mede a quantidade de dinheiro que entra e sai de um país.
A quantidade total de fundos estrangeiros que entram e saem de um país é o balanço de pagamentos. O valor líquido do total dessas contas é conhecido como superávit comercial.
A balança de pagamentos é uma forma de medir as transações monetárias internacionais de um país. Em um balanço de pagamentos, as receitas e despesas de um país são registradas em relação ao seu capital. Desta forma, o valor da moeda do país aumenta ou diminui.
Sua conta de capital é a maior parte da BP, enquanto as outras duas são um componente importante do orçamento geral.
Quais são os componentes do BOP?
A balança de pagamentos é o registro sistemático das transações econômicas entre as nações. Inclui comércio, transferências e investimentos e inclui importações e exportações. O balanço de pagamentos é composto por três partes:
Conta corrente
A conta corrente reflete o fluxo de bens e serviços entre os países, enquanto as contas financeiras e de capital refletem o fluxo de recursos. Embora o balanço de pagamentos tenha muitos nomes diferentes, os conceitos básicos são os mesmos: transferência de recursos, fluxo de renda e preço de bens e serviços.
Conta financeira
A conta financeira documenta investimentos em negócios, imóveis e títulos. A conta financeira também inclui investimento estrangeiro direto, ouro e ativos privados de propriedade de estrangeiros.
Conta de capital
A conta de capital registra transações entre nações e é o componente menos importante do balanço de pagamentos, a conta também é a menor parte do balanço de pagamentos, pois não afeta a poupança ou a renda de um país.
A conta de capital inclui transações envolvendo instrumentos financeiros, como marcas, direitos autorais e direitos de perfuração. Essas transações são muito raras e são consideradas negativas. A conta de capital é o principal componente da BP.
Qual a diferença entre as contas?
A conta corrente de uma nação deve ser equilibrada com as contas financeiras e de capital combinadas. A diferença entre as duas contas aumentará a discrepância do BOP. Embora as contas correntes sejam essenciais para determinar o valor dos ativos de um país, elas não são as únicas que podem ser importantes.
A conta corrente é usada para determinar a riqueza relativa de um país, enquanto a conta de capital é aquela que é usada para calcular receitas e despesas.