ANBIMA

ANBIMA é uma associação de investidores institucionais que representam instituições do mercado de capitais e financeiro. Seus membros incluem mais de 340 bancos comerciais, organizações de gestão de ativos, corretores e consultores de investimentos.

A organização realiza estudos estatísticos para ajudar os investidores a entender como os mercados funcionam. Também promove a transparência publicando índices diários de dados de preços. Sua missão é ajudar as pessoas a tomar decisões de investimento informadas.

Como a Anbima funciona?

A organização atua como representante do setor de mercado de capitais e como órgão de autorregulação voluntária. Ele tem três pilares principais: regulamentação, pesquisa e educação.

Sua atividade de regulamentação envolve o desenvolvimento de códigos e padrões de melhores práticas para governar o setor. A adesão à ANBIMA é voluntária, mas o cumprimento dos códigos da ANBIMA é obrigatório para seus 275 membros. A adesão da associação é aberta a todos e não tem requisitos para ser membro.

A organização é composta por mais de 300 membros e representa os interesses do mercado de capitais. Como entidade autorreguladora, a ANBIMA desenvolve códigos de boas práticas e fiscaliza sua aplicação.

A associação tem o poder de aplicar penalidades pelo não cumprimento desses códigos. A organização é um recurso valioso para investidores, e os membros podem se beneficiar dessas informações.

Responsabilidades da ANBIMA

Além de seu papel na regulamentação, a ANBIMA também desempenha uma série de funções regulatórias. O departamento de supervisão tem 45 funcionários e realiza inspeções in loco e revisões temáticas das empresas.

Tem o poder de impor sanções, que podem incluir advertências públicas, multas (limitadas a 100x taxas mensais de adesão) e expulsão. Além disso, a expulsão da ANBIMA pode resultar em graves consequências profissionais, incluindo a perda de acesso aos clientes.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

A Associação está sediada na Cidade Metropolitana de Roma. Seu endereço registrado é Via Cipro 110, 00136 Roma, RM. As avaliações dos clientes são muito importantes na avaliação da ANBIMA e de outros negócios da cidade.

Os dados de contato da ANBIMA não são divulgados publicamente. Os clientes são incentivados a fornecer feedback. Não é de surpreender que a associação seja regida por um conselho de administração, o que é um sinal de independência.

A ANBIMA tem base estatutária. A CVM não pode contar com a fiscalização independente da ANBIMA. No entanto, as duas organizações cooperam no marco regulatório, mas não estão em condições de influenciar as decisões da organização.

Embora compartilhem objetivos semelhantes, a ANBIMA é independente da CVM. Além disso, sua participação varia de jurisdição para jurisdição. Portanto, a Associação não é independente da CVM.

A associação também é responsável pelo monitoramento dos fundos. A ANBIMA tem
autoridade para investigar e fazer cumprir o Código de Fundos. Em março de 2015, a Associação impôs 269 multas às entidades.

Embora as atividades de fiscalização da CVM sejam limitadas em comparação com as da ANBIMA, a associação ainda é um importante player no setor de valores mobiliários. As duas organizações têm várias responsabilidades sobrepostas. Embora a ANBIMA seja a organização mais importante, ela também monitora os membros da CVM.

Termos relacionados

Risco de Crédito

O risco de crédito é definido como a possibilidade de o mutuário deixar de pagar os pagamentos. Refere-se à probabilidade de incapacidade do mutuário de

Ler mais

Back Office

Hoje, uma empresa pode ser definida por seus produtos, serviços, campanhas de marketing e muito mais — mas a maioria das pessoas não sabe que

Ler mais

Investimento

A quantidade de dinheiro que você tem disponível para investimento depende de suas metas de investimento e cronograma. Investir toda a sua renda depois de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter