A Anbid foi uma organização criada para formar profissionais do mercado de capitais. Outro objetivo foi aumentar o papel das instituições financeiras no crescimento econômico do país.
É, portanto, uma entidade do grupo. Regula suas atividades. Em muitos casos, tinha regras mais rigorosas do que a lei.
Como surgiu a Anbid?
A Anbid foi fundada em 1967, logo após a legalização do mercado de capitais brasileiro. Seu principal objetivo era representar e articular as atividades dos Bancos de Investimento.
Em 1990, a associação foi formada para representar todas as atividades relacionadas às instituições financeiras.
É a fonte de informação mais confiável do mercado. Criou o primeiro sistema de cálculo da rentabilidade diária dos fundos.
Função da organização
Sabemos que a Anbid foi criada com o objetivo de regular e organizar as atividades de profissionais e empresas que atuam no setor de investimentos.
Seu principal objetivo era emitir e formar profissionais nesta área de certificação. Havia um tipo:
CPA-10 — Este programa destina-se a quem vende produtos de investimento. Este programa é para funcionários de bancos e cooperativas de crédito que estão em contato direto com os clientes.

CPA-20 — Este programa é para profissionais que já trabalharam com investidores experientes.
A Anbid também teve o papel de regulação do mercado de capitais. A Anbid foi responsável por criar diretrizes e normas que garantam o bom funcionamento do mercado de capitais. Isso proporcionou maior segurança para os investidores.
A associação foi escolhida por representar instituições e possuir toda a experiência e conhecimento necessários para desempenhar tal função.
As instituições signatárias ainda deveriam observar boas práticas e comportamentos, mesmo que não estivessem explicitamente declarados na lei.
Anbid no mercado
A ANBID desempenhou um papel crucial tanto para investidores quanto para profissionais do setor financeiro.
Essa associação fez progressos substanciais no setor financeiro e seu desempenho ainda é significativo para o mercado de capitais.
Com a criação dos Conselhos de Regulação e Melhores Práticas, as regras do mercado tornaram-se imparciais. A abordagem financeira ao mercado também foi mantida dentro desses parâmetros.
A ANBID fortaleceu a Comissão de Valores Mobiliários e a tornou reguladora do mercado de capitais. A ANBID incentivou os associados a adotarem práticas éticas.
Garantiu os direitos dos investidores e melhorou a infraestrutura e as práticas operacionais de mercado. Essas informações de mercado forneceram informações valiosas sobre o mercado que ajudaram os investidores a obter mais conhecimento.
Dissolução
A Anbid foi dissolvida como instituição única em outubro de 2009. A fusão da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro), marcou o fim de sua existência.
A Anbima foi formada pela fusão entre essas duas organizações. Reúne diversas empresas do setor, como corretoras, gestoras de investimentos, administradoras e corretoras.
A Anbima tem um modelo organizacional e operacional muito semelhante. Baseia-se nos princípios de informar, autorregular, educar e representar.