Amortização

A amortização é um conceito financeiro que combina despesas com receitas durante um período fixo de tempo. É usado de várias maneiras para compensar os custos de ativos intangíveis, como um empréstimo.

No entanto, há muitas vantagens em entender a amortização antes de aplicá-la aos seus próprios ativos. Saiba mais sobre como a amortização afeta seu negócio e suas finanças pessoais com um curso gratuito de fundamentos contábeis!

Em poucas palavras, a amortização é o processo pelo qual você paga um empréstimo ao longo do tempo. A maioria dos empréstimos é amortizada, o que significa que eles são projetados para serem pagos em um período fixo de tempo. A última parcela do empréstimo cobrirá o saldo remanescente.

Uma hipoteca de 30 anos, por exemplo, será paga em exatamente 30 anos. Dessa forma, o custo de um ativo intangível é distribuído por um longo período de tempo, geralmente durante a vida útil do ativo.

Como funciona a amortização?

A amortização funciona de forma semelhante à depreciação, com uma diferença fundamental. Embora ambos os métodos sejam usados ​​para compensar os custos de um ativo, as diferenças entre as duas abordagens são a extensão em que se aplicam a cada negócio específico.

O uso da amortização ajuda as empresas a vincular o custo de um ativo à receita e está de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos. A amortização ajuda as empresas a se beneficiarem de um ativo de longo prazo depreciando gradualmente o custo ao longo de sua vida útil.

Para determinar a vida útil de um ativo, você deve primeiro registrar a aquisição desse ativo. Você precisará inserir o custo do ativo em uma conta em seu balanço patrimonial, representando o método de pagamento.

Depois de determinar quanto tempo o ativo durará, divida o custo do ativo pelo número de períodos contábeis. Dessa forma, sua despesa de amortização será de $ 12.000 por um ano. Isso é apenas $ 120 por mês!

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Como é o cronograma de amortização?

Um cronograma de amortização é um gráfico que exibe como seus pagamentos são distribuídos ao longo do tempo. Os pagamentos são discriminados por mês e taxa de juros. Então, você pode ver quanto cada pagamento totalizará ao longo do tempo. A amortização também é usada para calcular seus pagamentos mensais.

A amortização é muitas vezes um fator importante para empréstimos à habitação e empréstimos para automóveis. O cronograma mostrará como cada pagamento reduzirá o saldo devedor. É importante notar que o cronograma de amortização nem sempre é direto.

Benefício da amortização

O benefício das amortizações longas é que elas permitem que as pessoas invistam mais dinheiro em um Plano de Poupança para Aposentadoria Registrado ou em outros veículos de investimento. Amortizações mais curtas podem servir como uma espécie de poupança forçada, reduzindo sua renda mensal.

Por outro lado, um longo período de amortização pode ser benéfico se você tiver disciplina para economizar seu dinheiro de forma consistente. Em última análise, sua escolha do período de amortização deve ser baseada em suas circunstâncias individuais e objetivos financeiros.

Os empréstimos à habitação são normalmente oferecidos com prazos de 15 ou 30 anos. Além do prazo do empréstimo, a taxa de juros também afetará o cronograma de amortização.

Outra opção é uma hipoteca de taxa ajustável (ARM), que não tem um cronograma de amortização fixo e está sujeita à discrição do credor. As taxas de ARMs podem flutuar significativamente ao longo do empréstimo, tornando impossível prever quais serão os pagamentos no futuro.

Termos relacionados

IGPM

O IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) realiza o cálculo da oscilação de preços de produtos e serviços do país. Portanto, através dele é

Ler mais

Depósito Compulsório

O depósito compulsório é uma pergunta que paira na mente de muitas pessoas. A palavra em si carrega vários significados, e este artigo explica todos

Ler mais

Altcoins

Simplificando, altcoin é qualquer criptomoeda que não seja bitcoin. Algumas das altcoins mais populares incluem Litecoin, Ethereum e Ripple. A indústria de moeda digital ainda

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter