As empresas gestoras de fundos são aquelas que têm como objetivo garantir o bom funcionamento dos fundos de investimento.
O administrador do fundo irá registrá-la na CVM. Ele aprova o regulamento e supervisiona os serviços.
A contratação de um auditor independente é uma responsabilidade, bem como o acompanhamento do fluxo de caixa.
Essas são apenas algumas das muitas funções que os gestores de fundos podem assumir:.
Principais responsabilidades do Gestor de Fundos
Os administradores são responsáveis por entregar contas aos acionistas e manter os registros atualizados.
Essa pessoa preparará as atas das reuniões e gerenciará os recursos. A sociedade gestora deve proteger os interesses dos cotistas dos fundos de investimento.
O administrador ou empresa responsável por essa função deve criar o fundo e gerenciar os prestadores de serviços para garantir o seu bom funcionamento. Ele também oferece informações a reguladores, agentes e acionistas.
Um gestor deve ter contato direto com o administrador do fundo. Eles receberão informações sobre os movimentos do fundo e calcularam o preço das ações.
Os administradores são responsáveis por proteger os interesses dos cotistas, bem como assegurar a prestação eficiente de todos os serviços relacionados ao fundo.
O administrador do fundo não pode prometer retorno aos cotistas. Esses dados são imprevisíveis e qualquer promessa de retorno aos cotistas seria falsa.
Para ser autorizada a administrar carteiras de valores mobiliários, a companhia deve requerer a regularização junto à CVM.
Gatekeeper
Os administradores são frequentemente descritos como gatekeepers.
Ele tem o poder de controlar o acesso e como os recursos são usados.
Ele deve ser capaz de discernir se os outros estão seguindo sua liderança. Ele é responsável por todas as ações e omissões de qualquer pessoa que ele empregue como prestador de serviços para o fundo.
Ele será um representante dos acionistas e terá a responsabilidade legal e administrativa do fundo.