Acionista

Os acionistas são indivíduos que compram ações de uma empresa. Eles têm participação no negócio e recebem uma certa porcentagem dos lucros. Esses ganhos são distribuídos aos acionistas na forma de dividendos em dinheiro ou aumento do valor das ações.

Enquanto muitas empresas e organizações confiam suas decisões cotidianas ao conselho de administração da empresa, algumas empresas envolvem acionistas em sua gestão. Nesses casos, o poder do acionista é mais limitado do que o do conselho de administração.

Os acionistas possuem ações da empresa. Eles possuem uma parte da empresa por meio de suas ações ordinárias e podem processar a empresa se os diretores violarem seus deveres fiduciários. Esses investidores podem ajuizar uma ação direta ou uma ação derivativa.

Quais são os tipos de ações?

Nem todas as ações são iguais. Entenda os principais tipos de ações na Bolsa de Valores: Uma das formas de classificar tipos de ações é como ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN) que são os principais.

Ordinários (ON)

Tem direito a voto e detém a maioria das ações da empresa.

Preferenciais(PN)

Não têm direito a voto, mas têm prioridade no pagamento de dividendos.

Um acionista tem o direito de inspecionar os livros e registros da empresa e processar a empresa se a administração da empresa estiver violando suas obrigações. O poder dos acionistas de processar a corporação decorre do fato de que os acionistas também podem processar os diretores da corporação por violação de seu dever fiduciário.

Esse direito só existe quando essas violações ocorrem. Caso contrário, um acionista não pode processar a corporação por qualquer motivo. Além disso, um conselho de administração pode tomar decisões que sejam do melhor interesse da corporação.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

Direitos do Acionista

Um acionista tem certos direitos que são importantes para a corporação. Além de poder inspecionar os registros da empresa e votar em questões corporativas críticas, os acionistas têm o direito de processar a empresa por violações de seus direitos de acionistas.

Por exemplo, eles podem votar em diretores de conselho e fusões de luz verde. Eles podem receber dividendos e outros pagamentos, participar de assembleias anuais e votar por procuração. Se a empresa tiver que se dissolver, os acionistas podem reivindicar uma parte proporcional dos ativos liquidados.

Diferentes acionistas têm diferentes interesses em uma empresa. Os funcionários contam com os lucros de uma empresa para o emprego. Os fornecedores dependem da empresa para obter receita. Os interesses de um acionista em uma empresa dependem de seu desempenho financeiro.

Caso essa expectativa não seja atendida, o acionista pode comprar outra ação ou vender suas ações para limitar as perdas. Se não estiverem satisfeitos com o desempenho da empresa, podem vender as ações para limitar suas perdas.

Termos relacionados

Especulação

A especulação é uma abordagem de investimento onde o objetivo é obter um lucro rápido. Os especuladores estão dispostos a assumir altos riscos no mercado

Ler mais

Funding

O termo “funding” vem do inglês e significa “financiamento”. Existem muitas maneiras diferentes de arrecadar fundos para sua startup. Você pode usar lucros retidos, capital

Ler mais

Margem Líquida

O índice de lucro líquido é a porcentagem do lucro gerado por uma empresa. Este é o lucro que é gerado a partir de um

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter