A Abrapp é uma entidade sem fins lucrativos que representa as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs). Foi criada em 1978 e é composta por aproximadamente 260 EFPCs.
A administração da entidade é exercida por quatro órgãos: Assembleia Geral (Conselho Deliberativo), Diretoria Integrada e Conselho Fiscal.
O órgão decisório máximo da Abrapp é a Assembleia Geral. A Assembleia Geral reúne-se nos primeiros quatro meses de cada ano. Pode, no entanto, ser convocada por períodos extraordinários, se necessário.
Como funciona a Abrapp?
A Diretoria Integrada é composta por um Diretor Presidente, um Vice-Presidente e 12 Diretores Executivos. Ela é responsável por definir e implementar a estratégia operacional da entidade.
Cinco membros compõem o Conselho Fiscal, responsável por analisar e interpretar as demonstrações financeiras apresentadas anualmente pela Diretoria Integrada.
O Conselho Deliberativo é composto por 25 associados.
Esse Conselho também nomeia os representantes da Abrapp nos órgãos como entidades de classe com o objetivo de proteger os interesses de suas Associadas.
A estrutura da associação inclui ainda um grupo de Comissões Técnicas. Essas Comissões Técnicas atendem aos órgãos consultivos e apoiam as ações do Conselho por meio de estudos, projetos, pareceres.

A Abrapp representa seus associados em juízo perante diversos setores da sociedade, como órgãos públicos constituintes de poderes ou setores do setor privado. A principal responsabilidade da entidade em todos esses casos é proteger os interesses de seus associados.
A Abrapp busca colaborar com o poder público para regular e estabelecer políticas e diretrizes para a atuação da previdência complementar fechada.