Com as mudanças e instabilidades no cenário econômico, sobretudo nos níveis de desemprego, muita gente quer saber que negócio abrir em uma cidade pequena. Apesar dos riscos relacionados à abertura de um novo negócio, essa opção atrai muitas pessoas que sonham em empreender. Afinal, ser dono do próprio negócio é tentador e numa cidade pequena, por exemplo, há grandes chances de dar certo.
Isso porque há uma concorrência menor e maiores chances de também fidelizar o cliente. Claro que existem também as dificuldades e os desafios de se empreender. Contudo, se você quer saber que negócio abrir em uma cidade pequena, calma que vamos te ajudar!
Separamos cinco opções lucrativas que podem contribuir para você dar o start no ramo do empreendedorismo.
Leia também: Onde investir na crise? 4 dicas para não perder dinheiro.
Que negócio abrir em uma cidade pequena
Diversos pequenos negócios funcionam muito bem em cidades pequenas. Mas é importante notar que, mesmo que o negócio seja menor, não significa que empreender fica mais fácil. Ou seja, a necessidade de estudar o nicho, pesquisar a concorrência e entender de finanças continua existindo.
Por outro lado, é possível aproveitar vantagens relacionadas ao ambiente mais controlado. Por exemplo: conhecer seus clientes de perto, fazer marketing personalizado e conquistar a confiança de quem é da região.
Confira a seguir 5 nichos de investimento que costumam ser lucrativas para quem procura um negócio para abrir em uma cidade pequena.
1 – Alimentação em geral
Em primeiro lugar, vamos falar sobre alimentação. Você já deve ter ouvido a frase que “todo mundo precisa comer”, não é verdade? Até mesmo Warren Buffett, considerando um dos grandes nomes da economia atual, já declarou a sua preferência pelo ramo.
Ao mesmo tempo que a variedade de possibilidades parece boa, ela também pode gerar indecisão. Afinal, existem muitos tipos de negócios dentro do ramo da alimentação. Por exemplo: cafés, lanchonetes, padarias, quiosques e foodtrucks.
Nesse sentido, vale mencionar que os foodtrucks têm a vantagem de poder contar com uma certa estrutura. Afinal, muitas cidades já contam com espaços onde vários trucks ficam estacionados. Assim, além da estrutura, você tem um público acostumado a frequentar o local.
2 – Restaurantes
Apesar de também ser alimentação, separamos restaurantes porque muitas vezes estão em outro nível de investimento e complexidade.
A principal vantagem dos restaurantes é poder adaptar para algum tipo de culinária pouco explorada na cidade. Além disso, sempre é possível abraçar um público maior servindo almoço tradicional e deixando a especialidade para a janta.
Entre as principais especialidades de culinária, estão:
- Alemã;
- Árabe;
- Brasileira;
- Chinesa;
- Italiana;
- Japonesa;
- Mexicana;
- Portuguesa.
Cada ramo terá suas peculiaridades. Enquanto alguns precisam investir em uma carta de bebidas mais especializada, outros vão precisar de um estabelecimento com decoração elaborada. Por outro lado, em alguns casos é melhor investir em promoções como combos, descontos e programas de fidelidade.
3 – Roupas
Assim como todo mundo precisa comer, todo mundo precisa se vestir, certo? Dessa forma, muita gente ao pensar em que negócio abrir em uma cidade pequena, opta pelo ramo de roupas.
Uma boa loja de roupas pode virar referência em uma cidade pequena. Afinal, além das compras pessoais, roupa também é um ótimo presente, concorda?
Do mesmo modo que a alimentação, o nicho de vestuário também oferece muita variedade. Podemos listar algumas delas:
- Roupa feminina;
- Roupa masculina;
- Moda infantil;
- Pijamas;
- Roupa íntima;
- Roupas do dia a dia;
- Jeans;
- Vestidos;
- Roupas para pessoas grandes;
- Calçados;
- Acessórios
- Roupas de aventura e esporte;
- Brechós;
- Lojas de aluguel de roupa.
Conforme você já deve ter percebido, as lojas de roupas têm a vantagem de permitir combinações de categorias. Em outras palavras, você não precisa ficar restrito a apenas um desses tipos, pode escolher vários. Mas tome cuidado para não criar uma grande bagunça com variedades demais.
4 – Tecnologia
O mercado de tecnologia costuma ser o preferido entre os empreendedores mais jovens. Uma das facilidades para investir nesse ramo é a financeira. Muitas vezes os negócios na área da tecnologia não precisam de ponto, pois é possível trabalhar da própria casa. Além disso, esse é um ramo onde você não precisa de uma grande equipe para trabalhar. Assim, é possível montar um negócio de sucesso com poucos funcionários.
As possibilidades para quem pensa em investir em tecnologia são diversas. Entre elas:
- Comércio de aparelhos eletrônicos em geral;
- Loja especializada em computadores, celulares, videogames, etc;
- Assistência técnica de computadores;
- Assistência técnica de celulares;
- Loja de dispositivos periféricos, como carregadores, fones, capinhas, películas, etc;
- Monitoramento patrimonial (segurança de casas e empresas);
- Monitoramento pessoal (bebês, idosos, animais de estimação);
- Treinamento, ensinando pessoas a usarem dispositivos e softwares.
Além disso, também é possível oferecer serviços realizados em computador. Nesse caso, a lista cresce ainda mais, passando por áreas que vão desde o design até a programação.
Seja como for, é importante ter um bom site, investir em redes sociais e atendimento online.
5 – Estética
Não existe cidade que não tenha um bom serviço de estética. Assim como o avanço do tempo favorece o setor de tecnologia, favorece também a estética. Afinal, novas técnicas e novos serviços são lançados e oferecem resultados cada vez melhores, principalmente para as mulheres.
Outro benefício do passar do tempo é a possibilidade de oferecer serviços para homens. Anteriormente, homens se limitavam apenas ao corte de cabelo e, no máximo, da barba. Por outro lado, hoje o mercado masculino ganha espaço para diversos outros tipos de serviços e tratamentos estéticos.
Entre os serviços mais procurados, estão:
- Corte de cabelo;
- Limpeza de pele;
- Depilação;
- Maquiagem;
- Massagem;
- Peeling;
- Hidratação facial;
- Drenagem linfática;
- Manicure;
- Pedicure.
Leia também: Quer otimizar o planejamento financeiro pessoal? Entenda como!
Que negócio abrir em uma cidade pequena: defina seu nicho e mãos à obra!
Gostou das dicas de que negócio abrir em uma cidade pequena? Já conseguiu decidir em qual ramo investir? Coloque tudo no papel, planeje com calma e aposte no seu sonho!
Não deixe de ler mais conteúdos como este no blog do Meu Portal Financeiro.