Site icon Meu Portal Financeiro

Quanto custa morar sozinho? Entenda se vale a pena e as alternativas

Quanto custa morar sozinho? Essa é a primeira pergunta que você precisa responder se estiver com planos de conquistar a sua independência e ter um lar para chamar só de seu. Manter uma casa tem custos básicos e essenciais, e portanto você deve se planejar na hora de dar esse passo tão importante na sua vida.

Mas por ficar tranquilo, por que vamos te explicar tudo que você precisa saber na hora de tomar a decisão. Continue lendo o texto e fique por dentro de quanto você vai gastar mensalmente.

Saiba mais: Como organizar finanças pessoais no Excel?

Quanto custa morar sozinho: os custos básicos

O planejamento financeiro é o nosso grande amigo na hora de darmos um próximo passo em nossas vidas e realizarmos sonhos. Portanto, o primeiro passo para quem quer viver sozinho em uma casa ou apartamento é fazer um levantamento de custos.

A primeira pergunta que você deve responder é: você vai alugar um imóvel ou financiar? Se a resposta for sim para a segunda opção é importante que você tenha uma boa economia para dar como entrada no seu novo lar. Agora, se a sua opção for o aluguel, é bom ter uma reserva financeira, mas ela não precisa ser tão alta como no caso de financiamentos.

Os preços de aluguel variam de acordo com a cidade, região e tipo de apartamento ou casa que você deseja alugar. Antes de escolher liste o que é indispensável para você. E fique atento: o ideal é que você comprometa no máximo 1/3 da sua renda mensal com o aluguel. Ou seja, se seus rendimentos mensais são de R $6.000, o seu aluguel ou parcela do financiamento deve ser no máximo de R $2.000.

As contas que você vai precisar pagar mensalmente

Além do aluguel, há outros custos que você deve colocar na ponta do lápis:

Estes são custos  que você terá diretamente com a casa. Porém, é importante levar em consideração os gastos pessoais também. Como por exemplo: saúde, cursos que você queria fazer, atividades de lazer, transporte e roupas novas.

A melhor forma de organizar os custos mensais de morar sozinho é em uma planilha. Pesquise pelos imóveis disponíveis na sua cidade e tenha uma estimativa do valor do aluguel. Entre em contato com as prestadoras dos serviços que você precisará contratar e registre os valores.

Para estimar seu gasto com supermercado consulte os seus amigos que já não vivem mais com seus pais. Mas tenha em mente que os gastos com supermercado podem variar de acordo com os hábitos de consumo.

Com todos os valores médios em mão, some os custos e veja se o valor total é compatível com seus rendimentos mensais. Caso não seja, é possível que você precise de mais um tempo para tomar essa decisão, guardar mais dinheiro e aumentar o seu salário.

Fique por dentro: Aplicativo que empresta dinheiro para pagar contas: sim, eles existem!

Economizar morando sozinho

Ter o pé no chão e cumprir com seu planejamento financeiro é o que vai te ajudar a não contrair dívidas. A principal regra, para que você não se endivide é não gastar mais do que ganha. Mas além desta regra, há outras dicas que podem te ajudar nessa nova etapa da sua vida:

Agora você já sabe quanto custa morar sozinho

É hora de criar o seu plano e agir. Comece procurando um apartamento que seja a sua cara e sonhando com a decoração da sua nova casa. E depois da mudança esteja pronto para aproveitar as alegrias de morar sozinho e resolver os problemas que vão surgir ao longo de sua jornada.

Continue acompanhando nossas dicas exclusivas de finanças pessoais. Acesse o blog Meu Portal Financeiro periodicamente e não perca nenhuma novidade.

 

Exit mobile version