Pix cartão de crédito: veja como fazer em um passo a passo

Você já ouviu falar sobre o Pix cartão de crédito? Essa modalidade vem sendo aceita em alguns lugares, onde você pode pagar ou transferir pelo limite do cartão. Funciona parecido como um empréstimo.

Desde que foi lançado, o Pix é já o queridinho entre os brasileiros. As transações envolvendo ele já ultrapassam o TED e DOC. Porém, para isso, é necessário ter saldo na conta corrente.

Mas, como algumas pessoas conseguem fazer Pix no cartão de crédito? Para saber como realizar esse tipo de transação, continue a leitura deste conteúdo.

Pix

Lançado no final de 2020, o Pix é uma modalidade de pagamento e transferências instantâneas criada pelo Banco Central (BC). Você pode realizar as transações financeiras para qualquer banco, a qualquer dia e horário, sem pagar nada por isso.

É uma maneira mais fácil e ágil de pagar contas, mandar dinheiro para outras pessoas, etc. O valor é descontado imediatamente e cai na conta do recebedor na hora – concluída em até 10 segundos.

Essa nova forma de pagamentos já ocupa o segundo lugar entre os brasileiros, como a forma mais utilizada, de acordo com a Fiserv. Perde apenas para os cartões de débito e crédito.

Para funcionar, o Banco Central criou o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Através dele, todas as instituições financeiras autorizadas pelo BC transferem por um sistema de mensagens padronizadas. Assim, garantindo uma comunicação eficiente, rápida e segura.

O sistema funciona 24 horas, sete dias por semana, sem interrupções. E, ainda, conta com um sistema de segurança definido pelo seu provedor de conta.

Aprenda a investir agora!

Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.

Simular agora

Aprenda a investir agora!

Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.

Qualquer cliente de banco pode solicitar o acesso ao Pix, diretamente na sua instituição financeira ou pelo aplicativo. Não é preciso pagar nada para ativar essa modalidade, nem para realizar as transações.

Alguns bancos até oferecem o Pix gratuito para contas de pessoa jurídica. Outros, como microempreendedores individuais e PJ, têm direito a 30 transferências grátis por mês.

Leia também: O Pix não chegou na conta: veja aqui o que fazer!

Pix cartão de crédito

Por ser uma operação de transferência de dinheiro (podendo ser para pagar uma empresa ou pessoa física), o Pix utiliza o saldo da conta-corrente. Porém, algumas pessoas conseguem utilizar o Pix no cartão de crédito.

Dessa forma, eles utilizam o valor do limite do cartão para realizar essas transferências. Mas como?

De acordo com o Banco Central, o Pix não é uma modalidade de crédito. Sendo assim, só é possível pagar ou transferir com o dinheiro da conta-corrente. 

Porém, algumas instituições financeiras estão liberando uma opção para usar o limite do cartão de crédito em pagamentos com o Pix. Além disso, podem usar para fazer saques ou transferências.

Assim, para usar o Pix cartão de crédito o usuário solicita o valor desejado do limite para usar nas transferências e pagamentos. Alguns bancos liberam até 40% do limite para usar como quiser, inclusive no Pix.

Porém, o banco pode cobrar taxas bem altas para realizar essa opção. É preciso ficar atento aos valores, pois, dependendo da porcentagem de juros, não compensa fazer Pix no cartão de crédito.

Os bancos disponibilizam o parcelamento dessa dívida em até 12 vezes. Mas a taxa de juros fica em torno de 9,9% ao mês, o que corresponde a um percentual maior do que realizar um empréstimo pessoal.

A carteira digital do RecargaPay oferece o serviço de Pix via cartão de crédito. Sua taxa de juros é mais baixa do que a dos bancos tradicionais, sendo de 2,99%. E também conta com a opção de parcelar em até 12 vezes esse valor. 

Como realizar Pix cartão de crédito?

O primeiro passo é solicitar a utilização do Pix na sua conta. Apesar de ser uma vantagem enorme poder pagar a qualquer hora do dia, com o dinheiro caindo em menos de 10 segundos, o usuário tem que ativar essa opção. Todos têm o direito de utilizar, mas nem todos os clientes usam.

Sonhando com a casa ideal?

Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.

Simular agora

Sonhando com a casa ideal?

Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.

Depois, na opção de “pagamentos”, você verá outras opções além de usar o saldo da conta corrente. Então escolha o uso do cartão de crédito.

O dinheiro transferido sairá do limite disponível no cartão. A pessoa irá receber em poucos segundos, sem alteração. Mas, se você verificar o extrato da fatura, verá um valor a mais do que foi transferido, pois se trata dos juros.

Lembrando que não são todos os bancos que disponibilizam a opção de Pix no cartão de crédito. E cada instituição financeira tem seus juros cobrados em cima dessa transferência.

Pix Garantido

O Banco Central tem previsões de lançar o Pix Garantido no segundo semestre de 2022. Com ele, será permitido parcelar os pagamentos via Pix, além de poder agendar o pagamento de contas nessa modalidade.

Assim, será permitido parcelar suas compras e transferências no Pix. Ele funcionará mesmo se o cliente não tiver um cartão de crédito.

O cliente poderá fazer suas compras normalmente parcelando com o Pix. Caso não pague na data prevista, o banco quitará o parcelamento e receberá o valor do cliente acrescido de juros.

Dessa forma, o Pix cartão de crédito será disponibilizado para todos os clientes, de qualquer banco. Assim, ajudando naqueles momentos que você ainda está sem dinheiro na conta corrente.

Quer saber mais sobre o Pix? Veja outros conteúdos no nosso blog!