Com as contas cada vez mais caras, é preciso achar formas inteligentes de realizar pagamentos. Está mais comum irmos ao mercado e ficar de bolsos vazios ou pagar muito dinheiro em coisas simples. Com uma economia fragilizada, tudo fica complicado. Porém, uma alternativa é parcelar o boleto.
Sim, você não leu errado, é possível sim parcelar o pagamento de um boleto. Ainda que seja algo pouco usual, alguns bancos e instituições financeiras tem oferecido à opção, que pode ser bem interessante. Mas, todo cuidado é pouco. Nem todas as agências dão a alternativa e algumas taxas são cobradas.
Mas vamos com calma. A gente preparou um guia bem completo, te mostrando como acontece esse parcelamento e suas taxas. Também separamos algumas agências com a capacidade de realizar o processo. Vamos entender como parcelar boleto?
Leia também: App para pagar boleto com cartão de crédito
Como parcelar o boleto?
De forma geral, este tipo de pagamento ocorre quando a pessoa não tem dinheiro para pagar o valor total de uma duplicata. Com isso, o cliente opta pelo parcelamento. Ele funciona assim: o banco quita o boleto e o comprador deve pagar parcelado, com juros diretamente para a agência.
É como se fosse um empréstimo. Você faz o pagamento parcelado, a instituição quita o valor total e você paga diretamente para ela. Parece excelente e pode ser uma boa opção. Ainda assim, é preciso ficar atento às taxas. Porém, antes de abordá-las, vamos conferir como fazer o processo.
Existem duas formas de desenrolar a situação. A primeira é a partir do cartão de crédito do seu banco e a outra por meio de aplicativos financeiros, como o PicPay.
Pelo cartão de crédito
Neste caso, nem todos os bancos dão esta possibilidade. Porém, alguns dos principais do mercado já estão entrando na onda, como o Banco do Brasil e o NuBank. A forma mais rápida de parcelar o boleto é a partir do aplicativo, indo na opção “Pagamentos”. Veja um passo a passo a seguir:
- Abra o App;
- Vá para “Pagamentos”;
- Escolha o pagamento do boleto;
- Após isso, vá para a opção “Tipo de Pagamento” e selecione “Cartão de crédito”;
- Com isso, você pode escolher o número de parcelas;
- Confirme a senha e finalize.
Taxas dos bancos
Pronto, agora você já entendeu como funciona o processo por meio dos bancos: eles assumem o pagamento integral e você parcela o restante. Porém, existem tarifas para fazer o parcelamento. No Banco do Brasil, tudo depende do valor e da sua condição como cliente, em quantas vezes vai querer fazer e quando começará a pagar.
Já no NuBank, o cliente pode parcelar boletos com valor de até R$ 5 mil, em até 12x com juros, no cartão de crédito. As taxas ficam entre 2% a 6% para pagamentos parcelados e de 0% a 6% à vista. Aí é importante colocar tudo no papel e ver se realmente vale a pena lidar com estas taxas.
Por Apps financeiros
No caso do PicPay, a estrutura difere um pouco, mas o processo é bem similar. Neste caso, a plataforma atua como intermediária entre o pagamento e o banco detentor do cartão de crédito. Ou seja, você cadastra um cartão na plataforma e paga por meio do PicPay.
O que se mantem neste caso é o fato da plataforma assumir o valor total e cobrar parcelado na fatura do seu cartão, mais as taxas de juros. Por isso, veja se você tem limite para isso. De nada vai adiantar parcelar o boleto e não conseguir arcar com os gastos. A ideia aqui é facilitar sua vida, não se esqueça.
Por isso, fique de olho nas taxas do PicPay:
- Taxa pelo parcelamento: 3,09%;
- Taxa sobre cada parcela: 3,69%;
Passo a passo para parcelar boleto:
- Vá para o PicPay e clique na opção “Pagar”;
- Toque em “Store” e depois “Pagar Conta”;
- Após isso, clique em “Usar leitor de código de barras” ou digite os números manualmente;
- Toque no símbolo “1x” e selecione o número de parcelas;
- Vá para “Forma de pagamento” e escolha o cartão de crédito;
- Finalize tocando em “Pagar”.
Vale a pena parcelar o boleto?
Antes de finalizarmos, é bem importante saber se vale a pena parcelar boleto no cartão ou por meio do Picpay. Via de regra, você deve optar pela ferramenta caso realmente não tenha dinheiro para pagar as contas em dia. Do contrário, não ajuda a situação, pois pagar à vista fica mais barato no fim das contas.
Além do mais, só é negócio se o valor for relativamente alto. As contas menores, aquelas com pouca capacidade de pesar tanto no bolso, precisam ser pagas integralmente. Assim fica bem mais fácil controlar os gastos.
Saiba mais: Aplicativo que empresta dinheiro para pagar contas: sim, eles existem!
Parcele os boletos no cartão
Agora você já sabe parcelar boletos usando o seu cartão de crédito. Lembre-se de usar com cautela e aproveite a opção da forma certa. Quer outras informações sobre finanças? Segue lendo conteúdos do Meu Portal Financeiro.