O que é BPO Financeiro? Se você é empreendedor é bom ficar por dentro deste conceito, já que ele pode facilitar e muito a sua vida. A vida do empreendedor é sempre corrida, novos desafios e oportunidades aparecem o tempo todo. Portanto, ter alguém ou uma empresa parceira para te ajudar na gestão de processos pode auxiliar a focar as suas energias no que é mais importante para o desenvolvimento do seu negócio.
Por isso, queremos te apresentar neste texto o que é BPO Financeiro. BPO é uma sigla que tem origem no inglês e significa Business Process Outsourcing. Basicamente é a terceirização da gestão de processos empresariais diversos. No caso do BPO Financeiro, você contratará uma empresa para a gestão financeira do seu negócio.
Em 1990 esta atividade surgiu no mercado. Porém o foco estava principalmente nos processos transacionais de compra, venda ou formação de sociedades entre empresas. Para que o processo fosse conduzido com segurança, profissionais da área faziam análise minuciosa os documentos financeiros e jurídicos da empresa. Com isto, profissionais perceberam que havia mais um nicho a ser explorado.
Fique por dentro: Conta jurídica digital: saiba como facilitar a parte financeira da empresa
Quais as vantagens de contratar um serviço de BPO Financeiro?
Ter uma empresa especialista te ajudando com a organização das finanças empresariais vai garantir que tudo seja feito corretamente, mas além disso:
- Garante a expertise necessária para a execução do trabalho;
- Disponibilizar tempo para que a equipe possa se dedicar a outras questões que não sejam financeiras;
- Fazer uma gestão inteligente das suas movimentações financeiras com a organização do fluxo de caixa;
- Liberar funcionários ou você mesmo para realizar funções mais estratégicas e assim alcançar as metas planejadas.
O que um BPO de finanças pode fazer por você e pela empresa?
Assim que você contratar um profissional ou empresa para te auxiliar na gestão financeira, é indispensável que seja feito o diagnóstico do que é necessário para a sua empresa. Desta maneira, será possível garantir que um bom trabalho seja desenvolvido e que os problemas que você não dá conta sejam solucionados.
O BPO financeiro vai ser responsável pelas seguintes atividades:
- Gerenciar o pagamento dos fornecedores;
- Incluir na plataforma de gestão financeira escolhida todos os pagamentos recebidos e efetuados;
- Agendar pagamentos, de modo que nenhum serviço ou colaborador seja pago com atrasos;
- Gestão da folha de pagamento dos funcionários e emissão de notas fiscais.
E não é apenas com isso que o BPO financeiro vai te ajudar, como também na análise de indicadores sobre o desenvolvimento do seu negócio. Para que isso aconteça, o profissional analisará com atenção seus documentos financeiros, a análise de crédito, assim como o fluxo de caixa.
Aprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Simular agoraAprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Saiba mais: Crédito para empresas: conheça 7 alternativas para o seu negócio!
BPO Financeiro e a gestão de indicadores
Eu sei que você já entendeu que a contratação de um BPO Financeiro é importante para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Mas vale a pena explorarmos este tópico mais um pouco.
Um gestor financeiro, além de organizar as suas contas, vai te ajudar a identificar e analisar os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Desta maneira você terá uma visão macro do desempenho da sua empresa, e assim criar novas estratégias ou seguir no mesmo caminho.
Veja alguns indicadores que podem ser úteis na tomada de decisões sobre investimentos e estratégias:
- Lucratividade;
- Faturamento;
- Ponto de equilíbrio;
- Margem de lucro;
- Rentabilidade;
- Retorno sobre investimentos e outros.
Vale a pena para o meu negócio?
Sem dúvidas esta é uma resposta que vai variar de acordo com a realidade do seu negócio. Mas de maneira geral a contratação do BPO financeiro pode ser muito positiva. Caso você ainda tenha dúvidas, veja alguns para refletir antes de contratar este profissional:
- De acordo com o cenário sanitário atual e com a facilidade do trabalho remoto, é muito comum que as empresas especializadas em gestão financeira atuem remotamente. Porém, você pode ficar tranquilo, já que a emissão de notas, agendamento de pagamentos e outras questões podem ser resolvidas a distância;
- É comum que para pequenas empresas a gestão financeira seja feita por um dos sócios, ou pelo único sócio. Contratar um BPO financeiro pode auxiliar na priorização de tarefas;
- Há muitas startups no mercado brasileiro, e possivelmente uma é a sua. Empresas deste porte tem recursos financeiros limitados, e por isso contratar um profissional internamente para ficar responsável pela contabilidade pode ser caro. Por isso, um BPO Financeiro é uma boa opção: serviço de qualidade por um valor que cabe no seu orçamento.
Hora de tomar a decisão que pode ajudar a sua empresa a crescer
Agora que você já sabe o que é BPO Financeiro, é o momento de contratar um profissional da área e ver o seu negócio crescer ainda mais.
Se você conhece algum empreendedor em busca de mais conhecimento, compartilhe este artigo!
E para mais dicas e informações sobre crédito, finanças e empresas, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro.