Site icon Meu Portal Financeiro

Gerenciador financeiro: conheça as ferramentas dos principais bancos

Muitas pessoas procuram praticidade quando o assunto é a organização das suas finanças, por isso procuram por um gerenciador financeiro para ter controle sobre o destino do seu dinheiro. Mas então por que não  usar um caderno para registrar os seus rendimentos ou gastos? Ou então uma planilha do Excel?  A resposta é fácil de dar: existem opções mais práticas e que você pode usar diretamente no seu celular e acessar sempre que precisar.

Saiba mais: Como funciona a planilha de contas a pagar e receber

O que é um gerenciador financeiro?

Na hora de organizar as suas finanças pessoais, você precisa ter clareza de quanto ganha mensalmente, e também de quanto gasta. Esta última parte é mais díficil de fazer, pois além de anotar o gasto, é interessante colocá-lo em uma categoria específica. Desta maneira, você saberá, por exemplo, qual o seu gasto mensal com alimentação, lazer ou os custos fixos da sua casa.

Porém fazer todo esse controle manualmente, é cansativo, e você pode acabar esquecendo uma conta ou gasto. De modo que, não vai ter uma informação totalmente compatível com a realidade sobre os seus gastos mensais. Mas com uma boa ferramenta, tudo vai ficar mais fácil para você.

O gerenciador financeiro é um software ou aplicativo que permite fazer seu controle financeiro 100% online. Assim, ao final do mês você terá um relatório completo sobre a sua saúde financeira. E pode, com muita facilidade, definir em que área é necessário fazer cortes, ou em que área pode gastar um pouco mais.

Os aplicativos de gestão financeira também podem ser utilizados por empresas, com o intuito de organizar os fluxos de caixa. E evitar gastos descontrolados ou maiores do que a renda mensal.

Como funciona?

O gerenciador financeiro vai ajudar a otimizar o mapeamento dos seguintes elementos: faturamento, orçamentos, dívidas, pagamentos e lucratividade. No caso de uso para finanças pessoais os elementos mais importantes serão: renda mensal e contas a pagar.

Por ser uma ferramenta digital, pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. Ou seja, facilita o seu acesso a uma informação que pode ser decisiva para tomar uma decisão em um momento estratégico no contexto empresarial. Ou então te ajudar a decidir se você deve parcelar a sua nova geladeira em cinco ou dez vezes.

A solução digital, vai facilitar o planejamento estratégico. Você vai poder definir o quanto pode gastar, o quanto deve economizar. E desta maneira garantir equilíbrio financeiro no longo prazo.

Um gerenciador financeiro é seguro?

A segurança dos nossos dados tem sido tema recorrente nos últimos tempos na internet. E nos últimos meses esse assunto tem preocupado cada vez mais os usuários de aplicativos de banco, por exemplo. Muitos têm se perguntado se é seguro utilizar os aplicativos em seus celulares.

E o mesmo questionamento é feito quando o que está em pauta são os aplicativos de gestão financeira. A resposta é sim: estes aplicativos são seguros. As empresas que oferecem as soluções digitais preocupam-se muito e tomam todas medidas para prevenir que seus dados pessoais ou de sua empresa sejam obtidos por pessoas mal intencionadas.

E também não há risco de você perder os seus dados, já que periodicamente os bons aplicativos de finanças fazem o backup dos dados armazenados.

Planejamento financeiro

Seja nas suas finanças pessoais, ou nas finanças da sua empresa, é essencial ter atenção e cuidado para que as contas se mantenham equilibradas e assim você não contraia dívidas e fique no vermelho.

Mas além disso, o gerenciador de finanças vai te ajudar a fazer previsões para o futuro. Por exemplo, depois de alguns meses é possível ter uma ideia de quanto são os gastos mensais médios e assim, planejar quanto será transferido para os seus fundos de investimentos. Ou então saber quantos meses serão necessários economizando para ampliar a estrutura física da sua empresa ou realizar a viagem dos seus sonhos.

O aplicativo ou software de gestão financeira vai te ajudar a automatizar a sua vida financeira. E saber quando você poderá dar o próximo passo com base na análise dos relatórios e estimativas.  Mas fique atento: para que isso funcione você precisa ser organizado e ter o hábito de registrar todas as receitas e gastos mensais. Caso contrário, o aplicativo não terá dados suficientes para direcionar as suas decisões.

Fique por dentro: Como parcelar o boleto?

Qual gerenciador financeiro escolher?

Existem diversas opções disponíveis nas lojas de aplicativos dos celulares. Na hora de utilizar esse tipo de solução digital, dê preferência para o aplicativo oferecido pelo seu banco. É bem provável que ele funcione junto com o serviço de internet banking, e assim você não vai ter que se preocupar em registrar todos os gastos. Já que as informações podem ser obtidas automaticamente.

Agora você já sabe como um gerenciador financeiro pode te ajudar, tenha em mente que ele pode ser seu melhor aliado.  Quer mais informações sobre finanças? Continue lendo os conteúdos do Meu Portal Financeiro.

 

Exit mobile version