O que é um financiamento?
Quando uma pessoa física ou jurídica faz um financiamento, significa que ela está pedindo a qualquer instituição financeira (banco, cooperativa de crédito, financeira) que lhe empreste dinheiro.
Esse dinheiro deverá ser devolvido, com juros, em algum momento no futuro.
Um exemplo de financiamento envolve a compra de um carro sem possuir todo o dinheiro para isso — o revendedor procurará um banco que o financie para o comprador.
Após a análise e aprovação da solicitação (que não é garantida), o banco pagará ao revendedor o dinheiro do carro e, em seguida, enviará uma fatura mensal ao comprador. O banco emprestará esse dinheiro caso haja concordância em pagar juros sobre o empréstimo.
Tipos de financiamento
Existe mais de um tipo de financiamento, que varia conforme a intenção do solicitante. Vale lembrar que todo tipo de financiamento passa por uma análise de score. Os tipos mais comuns são:
- empréstimo pessoal: é um financiamento genérico, que não exige o detalhamento de onde o dinheiro será gasto. Possui juros relativamente altos;
- empréstimo empresarial: um financiamento genérico a PJs, usado para alavancar os negócios com compra de mercadorias, reformas, etc;
- financiamento imobiliário: destinado exclusivamente à compra de imóveis;
- financiamento de veículos: destinado exclusivamente à compra de veículos;
- financiamento estudantil: destinado ao pagamento das mensalidades para ingressantes no ensino superior em instituições particulares. No Brasil, há programas específicos para isso, como o FIES, onde o estudante começa a pagar após formado.
Cada instituição pode ter regras e condições próprias para cada tipo de empréstimo. Por isso, é importante fazer uma checagem interna com cada SAC.

Como fazer um financiamento?
Se você já deu uma olhada no simulador de financiamento e está disposto a arcar com suas taxas finais, poderá fazer um financiamento através do seu banco ou alguma instituição financeira.
Geralmente, o seu banco principal te oferecerá as melhores taxas, se você tiver um bom histórico de movimentação e pagamentos.
Dependendo do banco, você conseguirá prosseguir com o empréstimo via aplicativo, com o processo sendo totalmente digital; em outros casos, será necessário ir até sua agência e conversar com seu gerente.
Agora que você viu o simulador de financiamento e sabe mais sobre o que envolve esse procedimento, confira outras de nossas ferramentas financeiras!