Hoje em dia, mais do que condições vantajosas economicamente, as pessoas buscam nos bancos mais agilidade para lidar com as finanças. Afinal, se tempo é dinheiro, tornar um serviço mais prático é uma forma de fazê-lo mais barato. Contratar um empréstimo pessoal online, dessa forma, é uma maneira de poupar o tempo, liberando você para fazer outras tarefas.
Porém, como todo serviço digital, o empréstimo pessoal online levanta dúvidas. Será que é seguro? Pessoas negativadas podem contratar? Além disso, são várias opções no mercado. Qual escolher? Essas respostas dependem de suas necessidades e condições particulares.
Assim, vamos apresentar aqui como esse empréstimo funciona e como você pode contratar. Também vamos mostrar as alternativas que estão aí para escolher e quais cuidados é preciso tomar em questão de segurança.
Saiba mais: Conta digital para negativados: veja as melhores opções
Como funciona o empréstimo pessoal online?
O empréstimo pessoal é um serviço fácil de entender. Você recebe um dinheiro, que depois vai devolver com juros para o banco. Os juros são proporcionais ao risco de inadimplência. Para diminuir esse risco – e os juros – você pode usar uma garantia, como um imóvel ou veículo.
No entanto, os bancos não oferecem dinheiro para qualquer um. Você precisa levar documentos que provem quem você é e permita que façam uma avaliação. Assim, há um pouco daquilo que tanto cansa as pessoas quando o assunto é banco: filas, burocracia e lentidão.
Na modalidade online, há uma vantagem, pois você pode queimar algumas etapas. Isto é: tudo acontece a partir do seu celular ou computador. É prático e mais rápido do que as pessoas imaginam.
Cuidados ao tomar um empréstimo pessoal online
Nem tudo são flores, porém. A chance de tomar golpes é maior, então é preciso tomar cuidado com a segurança. Os golpistas se aproveitam da falta de intimidade das pessoas com tecnologia.
Em primeiro lugar, certifique-se de que está lidando com uma instituição séria. Pesquise o CNPJ na Receita Federal, veja quais as reclamações dela no Reclame Aqui. É normal ter algumas reclamações como lentidão nos serviços ou mau atendimento. Porém, se há muitos comentários falando de golpe ou cilada, provavelmente tem algum problema.
Depois, veja se está nos canais da empresa mesmo. Existem golpes em que as pessoas imitam uma empresa respeitada para tirar dinheiro de quem confia nela.
Por fim, jamais pague dinheiro adiantado. É um empréstimo, o dinheiro primeiro vem, para depois voltar em parcelas. Não faz sentido uma empresa te pedir o dinheiro adiantado – tornando isso um claro sinal de golpe.
Opções de empréstimo pessoal online
Agora, chegamos ao momento de escolher onde pegar o empréstimo online. Há bastantes opções, mas algumas delas se destacam, ganhando um lugar de destaque em meio ao público. Escolher entre as empresas mais conhecidas é vantajoso na medida em que é mais fácil encontrar relatos de ex-clientes. Assim, você consegue separar os bons negócios das ciladas com mais facilidade.
Vamos apresentar aqui duas empresas: a Creditas, a Geru e a Finanzero. A Creditas é uma empresa boa para fazer empréstimos com garantia. Ela tem o processo de aprovação um pouco mais lento, porém, oferece uma taxa de juros de 1,05% a.m. e um CET entre 12,50% e 60,78% ao ano.
Já se o que você procura é empréstimo sem garantia, sua opção é a Geru. Eles têm uma aprovação muito rápida, entre um e três dias. Além disso, o CET fica entre 26,82% até 157,47% ao ano. Embora a empresa não disponibilize publicamente os valores de juros, é fato que eles tendem a ser maiores do que os da Creditas, pois não há exigência de garantia.
Por fim, se você é negativado, a plataforma Finanzero reúne mais de 30 empresas que oferecem juros a partir de 1,62% a.m. A plataforma, no entanto, não divulga o CET. A principal vantagem é que são várias empresas, mas isso também implica que uma parte do valor vai ficar com a própria plataforma – o que pode encarecer, dependendo da financeira.
Leia mais: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem
Como contratar
Depois de escolher a instituição, agora você precisa saber como se contrata o empréstimo. É um processo bem simples: primeiro, no site do banco, você deve fazer a simulação para conseguir o Custo Efetivo Total. Depois, deve escolher a forma de pagamento, o número de parcelas e enviar os documentos necessários. Em geral, os documentos são: RG, CPF, comprovante de renda e residência.
Por fim, é preciso esperar a avaliação do banco. Eles vão pesquisar seu histórico de crédito e outras informações para decidir sobre a proposta. Se você é negativado, não se preocupe, pois existem serviços especializados neste público. No entanto, para consegui crédito com baixos juros, a solução ideal sempre vai ser ficar com o nome limpo.
Esperamos ter te ajudado! Para seguir se informando sobre crédito, finanças pessoais e tudo que importa para você em termos de dinheiro, continue acompanhando nosso blog.