No mundo de hoje, a educação financeira é uma habilidade essencial que todos devem adquirir. Este artigo tem como foco principal a educação financeira e aborda, de maneira abrangente, o planejamento financeiro como uma parte fundamental desse processo.
Se você está começando a se educar financeiramente e deseja estabelecer um orçamento sólido, este guia será seu ponto de partida para alcançar o seu sucesso financeiro.
Aprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
Simular agoraAprenda a investir agora!
Conheça o nosso simulador de investimento e faça escolhas inteligentes.
A Importância da Educação Financeira
O dinheiro desempenha um papel central em nossas vidas, e afeta diretamente nossa qualidade de vida, bem-estar e oportunidades. Por essa razão, ter conhecimento sobre finanças pessoais tornou-se uma habilidade vital para manter o pilar da saúde financeira equilibrado e consequentemente manter o equilíbrio nas outras áreas da vida.
Quando falamos em manter o pilar da saúde financeira equilibrado, estamos falando não apenas em conhecer os princípios básicos de orçamento e economia, mas a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes, capacidade de realizar um planejamento financeiro bem feito, ter consciência em não gastar mais do que se ganha, escolher o melhor meio e condições de pagamento, os melhores investimentos para os objetivos pessoais planejados, dentre outras tomadas de decisões ao longo da vida.
A educação financeira contempla todas essas premissas e fornece as ferramentas necessárias para tomar decisões financeiras de forma mais consciente. É através do conhecimento financeiro, que as pessoas podem otimizar seu dinheiro, aumentar seu patrimônio líquido e construir uma base financeira que traga segurança para si e sua família.
Sonhando com a casa ideal?
Use nosso simulador para encontrar o melhor financiamento.
Infelizmente a educação financeira ainda não é vista como prioridade pela maior parte da população brasileira, e sua falta pode levar a problemas financeiros que são mais comuns do que podemos imaginar.
Ao realizar consultorias a centenas de pessoas que precisavam de direcionamento em suas vidas financeiras, constatei na prática o quanto a falta de educação financeira afeta todas as áreas da vida de uma pessoa. Pessoas com problemas em sua vida financeira, apresentam uma piora no seu desempenho profissional, crises de ansiedade, insônia, problemas em seus relacionamentos e por aí vai.
Muitas pessoas, inclusive pela falta de educação financeira e um planejamento financeiro sólido, se encontram endividadas devido a gastos excessivos ou ao uso indiscriminado de cartões de crédito, sem uma compreensão adequada de como as taxas de juros afetam o pagamento dessas dívidas.
Não é incomum que nesse cenário as pessoas caiam em um ciclo interminável de pagamentos mínimos ou utilização de créditos emergenciais, que consomem suas finanças ao longo do tempo.
Além disso, a falta de planejamento para a aposentadoria é uma armadilha financeira comum que a educação financeira pode ajudar a evitar. Sem um planejamento financeiro sólido para o futuro, muitas pessoas chegam à aposentadoria com poucas economias e se veem dependendo exclusivamente de benefícios sociais, como o INSS, causando muitas vezes, uma baixa qualidade de vida.
Saiba mais: Liberdade e poder de escolha com um plano personalizado para a sua realidade.
Primeiros Passos na Educação Financeira: Definindo metas financeiras, compreendendo os princípios básicos do orçamento e entendendo a importância do controle de gastos.
Se a grande parte dos brasileiros não possuem educação financeira, devemos então, falar sobre a educação financeira para iniciantes e como iniciar um sólido planejamento financeiro.
O primeiro ponto que devemos falar, quando o assunto é educação financeira para iniciantes e como iniciar um planejamento financeiro sólido, é lembrar muitas pessoas hesitam em dar os primeiros passos nesse caminho, geralmente por falta de conhecimento ou pelo medo de que seja uma tarefa muito difícil, mas eu já te adianto, não é!
É preciso ter em mente três aspectos fundamentais para iniciar sua jornada: definir metas financeiras realistas, compreender os princípios básicos do orçamento e entender a importância do controle de gastos.
Se o primeiro passo é definir metas financeiras claras e alcançáveis, você deve começar se questionando quais são seus objetivos, seus sonhos, o que você gostaria de conquistar financeiramente. Aqui pode ser criar sua reserva financeira, comprar a casa própria, realizar uma viagem, investir para sua independência financeira e tantos outros objetivos. Essa é uma das primeiras etapas que eu abordo na mentoria de organização e planejamento financeiro, afinal, quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Além de definir os objetivos, você deve criar prazos e definir os valores de cada objetivo, por exemplo, quero realizar uma viagem para os Estados Unidos daqui 12 meses, pretendo ficar 7 dias no exterior e essa viagem terá um custo de R$ 12 mil reais. Isso é uma meta clara, agora você já consegue traçar um plano para atingir essa meta e entender se esse plano é alcançável dentro do seu orçamento.
Se foi dito que para traçar um planejamento para realizar seus objetivos você deve olhar para o seu orçamento, você deve ter um. Basicamente um orçamento é o registro das suas entradas e saídas financeiras. Aqui você deve criar uma lista de todas as suas fontes de renda e em seguida anotar todas as suas despesas mensais, desde as despesas fixas, como aluguel ou condomínio, IPTU, seguros, e as despesas variáveis como mercado, energia elétrica, água, transporte entre outros.
Na mentoria de organização e planejamento financeiro, além de falarmos de objetivos, nós também identificamos quais despesas são prioridade no orçamento familiar, a lista de despesas também é realizada de forma prioritária.
Suas despesas nunca devem exceder sua renda, e se isso estiver acontecendo você deve criar um plano de ataque para entender o que está consumindo sua renda. É uma parcela muito alta? São muitos gastos com alimentação extra? Muitas compras no cartão de crédito? Tudo isso deve ser avaliado.
Além de anotar as despesas é necessário criar um planejamento olhando para o futuro, criando teto de gastos para cada categoria de despesas e avaliando a possibilidade de aumentar sua renda.
Tão importante quanto os passos anteriores é o acompanhamento, acompanhar seu orçamento ajuda a identificar as áreas onde é possível economizar e redirecionar recursos para suas metas financeiras, além de garantir que você está dentro do teto de gastos que se comprometeu.
Uma estratégia para se manter dentro do orçamento e economizar, pode ser fazer as perguntas mágicas:
“Eu quero comprar isso?”
“Eu realmente preciso disso agora?”
“Eu devo fazer essa compra agora?”
“Eu posso pagar por essa compra sem me endividar/ parcelar?”
“Esse dinheiro fará falta no meu orçamento?”
“Posso comprar o mesmo produto, por um menor valor?”
“Se eu não comprar agora, o que vai acontecer?”
A maioria dos gastos por impulso não passam por esse filtro de perguntas, e essa é uma ótima estratégia a ser usada que pode facilitar o processo de economia. Além é claro de cancelar ou renegociar serviços e assinaturas que não utiliza.
Hoje existem várias ferramentas e aplicativos disponíveis que podem facilitar o processo de criação e acompanhamento de um orçamento, e você pode contratar minha mentoria individual ou se inscrever para turma de mentoria onde vou te direcionar em todo esse processo e disponibilizar as ferramentas para realizar esse planejamento financeiro sólido.
Saiba mais: Liberdade e poder de escolha com um plano personalizado para a sua realidade.
Estratégias para aumentar a renda
Já falamos sobre educação financeira para iniciantes e como construir um planejamento financeiro sólido através da definição de metas claras, orçamento financeiro bem construído, teto de gastos, acompanhamento desse orçamento e priorização de despesas.
Mas tão importante quanto olhar para suas despesas com critério e realizar um bom planejamento financeiro, é criar estratégias para aumentar sua renda. Esse aumento de renda pode ser através da sua qualificação profissional, que pode melhorar o valor pago pela sua hora na empresa em que você já trabalha, bem como abrir oportunidades em outras empresas.
Outra estratégia é abrir sua mentalidade para pensar fora do seu ambiente de trabalho, não apenas focar em um cargo melhor remunerado ou promoções. Essa renda extra pode vir através de habilidade que você já possui, como por exemplo oferecer serviços de redação se você percebe que tem habilidade para escrita, design gráfico se possui criatividade, programação se possui facilidade em programar, tradução se fala mais de um idioma, e muito mais.
O empreendedorismo também está em alta, e mesmo já possuindo um trabalho remunerado, você pode criar uma pequena empresa de prestação de serviços ou até mesmo desenvolvimento de produtos. Pode dar aulas e atuar como professor(a), pode oferecer consultorias na sua área de atuação, pode fazer refeições para vender, montar cestas de café da manhã para aniversários e datas comemorativas e muito mais.
Se nenhuma das opções pareceu viável, por que não pensar em alugar um espaço da sua casa através de aplicativos de hospedagens, criar tours para turistas na sua cidade se disponibilizando como guia local, alugar ferramentas ou equipamentos de trabalho? Quando o assunto é renda extra, devemos colocar nossa criatividade para funcionar, não existe um único caminho!
O que você deve ter sempre em mente é que para implementar essas estratégias com sucesso, é fundamental ter um planejamento sólido e estar disposto a investir tempo e esforço. Além disso, uma combinação de várias fontes de renda pode ser uma ótima maneira de criar uma rede de segurança financeira. Lembre-se de que o aumento da renda pode não ser instantâneo, mas, com dedicação e perseverança, você pode alcançar seus objetivos financeiros.
A educação financeira e o planejamento financeiro são habilidades que podem transformar sua vida financeira e proporcionar segurança financeira a longo prazo. Este artigo buscou fornecer um guia abrangente para iniciantes, oferecendo direcionamentos e estratégias valiosas para ajudá-lo a começar sua jornada rumo a uma educação financeira sólida e um futuro financeiro mais seguro. Lembre-se de que a educação financeira é um processo contínuo, e a chave para o sucesso está em manter-se informado e comprometido com seus objetivos financeiros.
Artigo escrito por Luana Hohl.
Aprenda agora tudo sobre educação financeira com a Luana Hohl