Você sabe o que é o dólar turismo? Talvez a resposta seja sim, caso você seja uma daquelas pessoas que sempre está fazendo viagens internacionais. Mas se isso só se tornou uma realidade recentemente na sua vida, é interessante aprender sobre o que é o dólar turismo e como ele é definido. Por isso, ao longo deste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber.
O preço do dólar influencia de diversas formas a economia global. E controlar o fluxo desta moeda influencia diretamente no mercado cambial e operações comerciais brasileiras e internacionais. Existem dois tipos de cotação: dólar comercial e dólar turismo. É bem possível que você tenha dúvidas do motivo de haver diferença de preços entre o comercial e o turismo. Mas em breve você vai entender tudo direitinho.
Fique por dentro: Como ganhar dinheiro em casa? Veja 6 ideias!
O que é o dólar comercial?
Todo dia, nos principais jornais e outros meios de informações financeiras, você deve ver ou ouvir sobre a queda ou a alta do dólar comercial. Nós podemos dizer que essa é a cotação real da moeda estadunidense em relação a nossa. Ou seja, se dizemos que no dia de hoje o dólar comercial fechou em 5,60, isso significa que para comprarmos um dólar, vamos gastar R $5,60.
O valor do dólar comercial é influenciado pelo cenário econômico global e também pelo mercado interno. A moeda recebe este nome por ser o valor de referência utilizado por empresas dedicadas à exportação ou importação de produtos. A moeda também influencia as operações financeiras governamentais e de bancos nacionais no exterior.
Mas como isso pode influenciar o seu cotidiano? No preço dos produtos que você compra. Por exemplo, um computador importado custará mais em um cenário de alta do dólar comercial, situação que não vai te favorecer. Porém para as empresas exportadoras a alta do dólar comercial é vantajosa, garantindo uma margem de lucro maior.
Quem diz quanto vale o dólar comercial?
O valor do dólar comercial, ou seja, a sua cotação é determinada pelo mercado financeiro. Todos os dias há um novo valor, que oscila de acordo com a oferta e demanda da moeda norte-americana. A flutuação acontece durante o dia inteiro, mas o valor é divulgado apenas ao fim do dia, quando o mercado de câmbio de moedas encerra o seu expediente.
Há ainda outro fator que pode influenciar no valor da moeda. O Banco Central monitora a oscilação dos valores e também a situação econômica do país. De acordo com o cenário, medidas para evitar a desvalorização excessiva da moeda nacional podem ser tomadas. Como por exemplo, a compra de novas reservas de dólar, ou a venda de valores guardados pelo Banco Central.
O que é o dólar turismo?
A gente compra dólar turismo quando vamos fazer uma viagem internacional. É muito importante que você leve com você a moeda estrangeira. Além de levar com você, este é o dólar usado como referência para compras de passagens áreas e também compras em lojas do exterior.
O dólar turismo também é referência para as compras feitas em lojas online internacionais. Você faz a compra, e no seu cartão de crédito o valor cobrado é referente ao câmbio do dólar turismo do dia da compra.
Fique atento: o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial e quanto comprar ou vender a moeda em casas de câmbio, você pagará taxas pela operação.
Saiba mais: Contas digitais com cartão de crédito: veja as melhores
Por que o dólar turismo é mais caro?
O valor desta modalidade da moeda é mais alto, como você já sabe. Mas agora vamos entender os fatores que fazem com que o preço não seja igual ao dólar comercial:
- Volume: pessoas físicas só compram dólar turismo, e o volume das moedas compradas e vendidas não é equivalente ao montante do dólar comercial, e portanto os valores são mais caros;
- Custos agregados: as casas de câmbio cobram porcentagens fixas para venda e compra, por isso o valor é diferente, são tarifas de transação e de lucro operacional.
Quando usar o seu cartão de crédito no exterior, lembre-se do imposto sobre operações financeiras. Ele é cobrado cada vez que você paga por algo no crédito.
O que é o dólar paralelo?
Assim como o nome já dá a entender, é a moeda que circula paralelamente no mercado. Ou seja, a compra e venda não é feita em casas de câmbio. E todos os procedimentos acontecem sem a supervisão do Banco Central. Portanto, ao comprar dólar paralelo, você está correndo alguns riscos.
Podemos dizer, inclusive, que a compra e venda de dólar paralelo é uma atividade ilegal. Já que pode estar associada a esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro, e também sonegação de impostos. A venda e compra de dólar paralelo começou em 1990, quando o Brasil enfrentava uma instabilidade econômica. Mas com o passar do tempo a operação passou a ser considerada ilegal.
Continue acompanhando os posts do Meu Portal Financeiro para ficar por dentro das novidades do mundo das finanças!