Quando queremos abrir o próprio negócio, percebemos algumas obrigatoriedades: fazer um CNPJ, pagar impostos e abrir um conta jurídica. Esta última serve para separar os ganhos profissionais e pessoais e oferece algumas vantagens extras. Além do mais, você consegue evitar gastar tanto com tarifas se optar por uma conta jurídica digital. Vamos conhecer mais sobre ela?
Este tipo é bem interessante para quem tem uma empresa de micro, pequeno e médio porte. Ela oferece acesso a itens básicos do dia a dia, como depósito, saque e transferências, mas também a possibilidade de ter máquina de cartão de crédito e cheques. Tudo isso sem qualquer tipo de taxa de manutenção.
A conta jurídica digital é oferecida por muitos bancos. Pensando em te ajudar a escolher, preparamos um guia mostrando as vantagens da conta e quais as alternativas mais interessantes no mercado.
Leia também: Qual é o melhor banco para abrir conta PJ em 2021?
Conta jurídica digital: por que ter uma?
Antes de entrarmos nas principais vantagens de uma conta jurídica digital, precisamos lembrar o que é uma conta jurídica e por que optar por uma. Basicamente, se você formar uma empresa e emitir um CNPJ, precisa de uma conta bancária destinada exclusivamente para empresas.
Isso ocorre porque muitas instituições só contratam serviços de quem possui uma conta de pessoa jurídica. Assim, é necessário já pensar em contratar o serviço bancário quando formalizar o próprio negócio.
Além do mais, uma das melhores formas de controlar gastos é separar sua conta pessoal da conta profissional. Assim, você controla lucros e prejuízos e mantém os pés no chão quanto a sua situação financeira.
Vantagens da conta digital
Quem compara superficialmente a conta tradicional da digital pode nem ver tantas diferenças. Afinal, as duas oferecem cartão, emissão de boletos e cheques. Porém, a digital possui mais vantagens e tem um funcionamento mais dinâmico.
Basicamente, com a conta digital o cliente se preocupa bem menos em pagar tarifas de manutenção, pois um banco digital não possui sede física. Isso deixa todo o processo de manter a conta bem mais barato e reduz gastos. Vamos combinar, economizar com isso já ajuda bastante.
Entre os principais serviços de uma conta digital estão:
- Acesso facilitado a consórcios;
- Conta corrente sem tarifas;
- Cartão de crédito, com possibilidade de não pagar anuidade;
- Empréstimos.
- Emissão de boletos e cheques;
- Investimentos;
- Seguros.
Atualmente, as empresas do tipo MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio podem abrir uma conta sem dificuldades. Claro, cada banco define suas próprias regras e é bom estar atento às especificidades. Ainda assim, a maioria deles aceitam estas opções.
Como abrir uma conta?
Varia de banco, mas no geral o processo é bem dinâmico e pouco burocrático. Você só precisa já ter o CNPJ em mãos e uma ou outra documentação pronta. É comum o cliente conseguir fazer tudo pelo aplicativo.
Você baixa, realiza um cadastro prévio, indicando CNPJ e nome da empresa. Depois disso, segue o passo a passo definido pelo banco. Pode ser que exijam um Comprovante de endereço ou Comprovação de faturamento/receita. Porém, é comum ser bem mais simples numa conta jurídica digital.
Conta jurídica digital: as melhores opções
Banco Inter
Começamos com um dos bancos mais populares e referência atualmente. E esta reputação não é injusta. O Inter oferece muitas vantagens aos clientes e tem uma das melhores opções, se considerarmos custo-benefício.
A agência aceita empresas do tipo MEI, EI, EIRELI, LTDA, SA e Condomínio e dá a possibilidade de emissão de cem boletos gratuitos, cem transferências bancárias e pagamento via QR Code. Além do mais, após assinar com o Inter, o cliente tem cartão de crédito Mastercard e saques ilimitados.
Nubank
Outra boa opção, a Nubank já é referência em conta digital e sua versão para PJ não fica para trás. Algumas das vantagens são: não há tarifa de manutenção de conta, acesso às finanças pelo App, sem taxas para depósitos de boletos ou transferências bancárias e geração de extrato OFX direto pelo App.
Para conseguir uma conta PJ na Nubank, o cliente já deve ter uma de PF anteriormente, o que muitos consideram uma desvantagem. Porém, tirando esta parte, o banco te dá muita comodidade e possibilidades de controle financeiro.
C6 Bank
Diferente da Nubank, o C6 não exige já possuir uma conta de PJ. Você baixa o aplicativo, se cadastra e começa a usufruir dos benefícios. E no caso do C6, não são poucos. Como é de praxe, você não paga taxas de manutenção ou para abrir uma nova conta, tem acesso a cartão de crédito sem anuidade e saques gratuitos em caixas de Banco24Horas.
Além do mais, o cliente também pode fazer até cem transferências gratuitas no mês e emitir boletos, além de acesso à máquina de cartão sem custo mensal, dependendo do nível de vendas.
Leia mais: Qual a melhor conta digital para o seu perfil financeiro?
Qual melhor banco digital para empresa?
Te demos uma boa base de como funciona esse tipo de conta, não é? Uma dica que damos é pesquisar bem cada banco e como ele oferece seus serviços. É importante saber qual o seu tipo de empresa e as necessidades básicas para criar um negócio de sucesso.
Este texto te ajudou? Segue lendo o conteúdo produzido no Meu Portal Financeiro.