Site icon Meu Portal Financeiro

Conta digital PJ: conheça as vantagens para sua empresa

Administrar um negócio não é fácil, qualquer um que já tentou sabe disso. A mesma coisa vale para autônomos. Tanto uma categoria quanto a outra estão sujeitas às flutuações do mercado e fazem várias transações toda semana. Uma ferramenta que pode ajudar você que está nessa situação é a conta digital para pessoas jurídicas, as chamadas PJ.

São várias as situações em que uma conta digital PJ pode acelerar a vida do empreendedor. A partir do seu smartphone é possível fazer pagamentos, transferências e até mesmo investir. Algumas delas podem, inclusive, ser integradas ao sistema da sua empresa.

Outra grande vantagem é a economia. Muitas das funções que outros bancos cobram, as contas digitais fazem de graça. Além disso, tempo é dinheiro! Nesse sentido, esperar em filas é deixar de ganhar dinheiro – ou de ficar com a família, amigos e descansar. Abaixo vamos mostrar todas essas vantagens!

Leia mais: Conta digital para empresa: veja as melhores opções

O que é uma conta digital PJ?

Uma conta PJ é como uma conta normal de banco, mas direcionada a uma empresa. Ela pode ser aberta pelos sócios de determinada empresa e serve para organizar suas finanças. Assim, pagamentos de funcionários e fornecedores, despesas e também cobranças ficam todas em um só lugar.

Qualquer negócio que assuma determinado nível de profissionalização precisa de uma conta jurídica. Isso porque ela é a base para uma separação entre as contas pessoais e as da empresa. Considerando que essa é a razão pelas quais muitos pequenos negócios acabam falindo, então fica claro o porque de ter uma conta PJ.

Como as contas para pessoas físicas, também as dirigidas a empresas ganharam uma versão digital. É uma consequência da tecnologia envolvendo o mundo das finanças de forma cada vez mais completa. A internet deixa todas as áreas da vida mais aceleradas e simples – os negócios não são uma exceção.

Mas como funciona isso? Como muitos outros serviços hoje em dia, a conta digital funciona através de um aplicativo no seu smartphone. Assim, é preciso ter um dispositivo, com algum espaço para baixar o aplicativo do banco. Por ali você pode fazer transferências, pagar funcionários e fornecedores, investir, colocar crédito no celular e até receber dinheiro da maquininha de cartão.

Vantagens da conta digital PJ: por que ter uma

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando pensa em bancos? Para muitos, o que vem são filas, burocracia e coisas que atrapalham a vida de forma geral. Isso acontece porque esse pensamento tem uma dose boa de verdade. De fato, bancos podem ser exaustivos e a burocracia deles pode atrapalhar seu negócio.

A conta digital surge então como uma alternativa mais ágil, que pode resolver alguns desses problemas. Pense, por exemplo, que você pode emitir um boleto de cobrança, fazer uma aplicação num CDB e pagar um funcionário. Tudo isso em alguns minutos, tão rápido quanto um miojo.

Estando tudo em um só lugar, fica muito mais fácil administrar uma empresa. Há contas PJ em que você pode fazer uma folha de pagamentos, integrada ao sistema de sua empresa. Em termos de organização, é fácil manter um lho no histórico do PIX da conta, por exemplo, e controlar os gastos.

Outro grande trunfo das contas digitais é a economia. Bancos digitais acabam economizando em mão de obra e insumos para a manutenção de agências físicas. Assim, eles conseguem oferecer de forma gratuita serviços mais básicos como transferências e saques. Isso varia um pouco de banco para banco, mas há casos em que mesmo em Bancos24Horas o saque sai gratuito.

Por fim, há opções de crédito interessantes, como antecipação de recebíveis. Isso não é uma exclusividade da conta digital PJ, mas nela existe a vantagem de ser um crédito disponível a partir do seu smartphone, de forma muito mais prática.

Saiba mais: Conta conjunta Nubank: como funciona?

Como abrir

Existem diferentes opções de bancos nos quais você pode abrir uma conta PJ, mas o modo de abrir uma geralmente segue um padrão. Isso porque há requisitos legais que eles precisam cumprir, até em termos de segurança.

O primeiro passo é ver se a conta está disponível para determinado banco. Em alguns deles, é preciso antes ter uma conta digital para pessoa física. A conta digital PJ é um serviço relativamente novo, então em determinados casos pode ser que precise de um convite, como costumeiramente ocorre quando um software está sendo lançado.

Assim, em geral você vai precisar fornecer dados como o CNPJ, razão social, nome fantasia e CNAE. O cadastro vai variar de banco para banco, até porque algumas dessas informações sobre pessoas jurídicas estão disponíveis na internet.

Depois disso, vem a etapa da confirmação. É preciso confirmar a identidade de todos os sócios, com documentos que contenham fotos e uma selfie de cada um. Nesse sentido, é bem similar à abertura de contas físicas.

Após abrir a conta digital para sua empresa, quais serão os próximos passos? Sua resposta pode variar, mas qualquer que seja o caminho, uma coisa que você vai precisar é de informação. Continue acompanhando o Meu Portal Financeiro para saber mais!

 

Exit mobile version