Num momento de aperto ou mesmo para garantir uma grana a mais, é preciso recorrer ao bom e velho empréstimo. Esse processo já é conhecido, mas ainda é preciso muito cuidado. Ainda mais hoje em dia, com a internet cheia de golpes oferecendo o benefício. Com isso, perguntamos: você sabe como solicitar um empréstimo?
Ele existe em várias categorias e pode ser oferecido por bancos, financiadoras ou outras instituições de cunho financeiro. No geral, eles analisam o seu crédito e se costuma pagar as contas em dia. Ainda assim, há outros detalhes a se considerar quando for solicitar. Afinal, você vai precisar pagá-lo de volta.
Pensando nisso, separamos um guia mostrando alguns itens para ficar de olho quando for pedir dinheiro emprestado. Quer saber mais? Segue lendo o texto!
Leia também: Empréstimo consignado como funciona e como contratar
Tipos de empréstimo
Geralmente os bancos e outras instituições financeiras oferecem três modalidades de empréstimo: o pessoal, o financiamento e o consignado. Cada um guarda suas vantagens e desvantagens, por isso é bem importante entender as opções para saber qual vale mais a pena.
O pessoal é bem comum e um dos mais simples de entender. É o empréstimo clássico: uma pessoa física recebe dinheiro de uma instituição financeira. Depois de certo período, o montante deve ser pago completamente, com acréscimo de juros. Um diferencial é que o pessoal não exige a comprovação do objetivo do pedido. Por isso, os juros costumam ser maiores.
O financiamento funciona parecido, apesar de ter diferenças. Para conseguir contratar, a pessoa precisa deixar claro o objetivo, como comprar um carro ou uma casa. Os juros são mais baixos, mas você precisa apresentar mais documentos e comprovações.
Por fim, o consignado acontece quando se desconta o dinheiro diretamente da folha de pagamento. Ele está disponível para aposentados ou pensionistas do INSS e funcionários públicos. É uma opção viável quando a pessoa tem uma renda mais estável.
Funciona assim: o cliente contrata o empréstimo com parcelas definidas de uma porcentagem do salário. É comum a taxa chegar a 30%. Pelo funcionamento, pessoas negativadas conseguem solicitar o empréstimo consignado, o que é uma mão na roda para quem está nesta situação.
O que é necessário para conseguir um empréstimo?
As regras variam conforme o banco e o tipo de empréstimo. É comum as financeiras pedirem documentos como CPF, RG, comprovante de endereço e algum tipo de comprovante de renda. Além disso, costumam traçar um perfil base, com a pessoa tendo entre 18 e 79 anos, sendo residente fixo no Brasil e sem restrições de crédito.
Apesar disso, é bom a gente lembrar que banco nenhum tem obrigação de te conceder o benefício. Cada um determina as regras e fica a critério deles conceder ou não. Claro, é bem mais fácil ter acesso se você paga as contas em dia. Por isso, eles costumam analisar seu score de crédito e outros aspectos da sua vida financeira.
Atualmente, está bem mais fácil conseguir um bom empréstimo pela internet. Eles são pouco burocráticos e bem rápidos para acessar o recurso. Em alguns casos dá até de simular o número e valor das parcelas antes de fechar o contrato.
Como solicitar um empréstimo: passo a passo
Cada caso é único. Por isso, se optar por um banco tradicional, o processo pode ser diferente de um online, o qual costuma ser mais dinâmico. Ainda assim, dá pra traçar uma base de como solicitar um empréstimo.
Uma dica antes de realizar o processo: verifique a reputação da instituição. Converse com conhecidos que já fizeram pedido parecido, ou veja as avaliações em sites como o Reclame Aqui.
A seguir o passo a passo:
- Entre no site ou vá numa agência;
- Observe as opções de empréstimo;
- Faça a simulação;
- Avalie aqueles com menor CET (Custo Efetivo Total);
- Defina e a forma de pagamento, a quantidade de parcelas;
- Envie os documentos;
- Aguarde a análise de crédito;
- Se aprovado, programe-se para pagar as taxas em dia.
Opções no mercado
Vamos ver como funciona na prática? Separamos duas opções de instituições financeiras, uma mais “tradicional” e outra bem moderna, sendo um site especializado em operações como o empréstimo.
Geru
Inaugurado em 2015, a Geru é a primeira plataforma de empréstimos online no Brasil. Suas taxas variam entre 2% e 8,2% ao mês e oferecem muitas opções na hora de solicitar o benefício. Com ele, dá de simular os juros e fazer todo o processo de casa, sem precisar passar em uma agência.
BMG
O BMG é um banco já tradicional, com mais de cem anos de história, mas com atuação bem moderna. Atualmente eles oferecem empréstimo consignado e pessoal, com boas taxas e um atendimento bem dinâmico.
Uma das vantagens do BMG é sua pouca burocracia: ele disponibiliza o dinheiro em até um dia útil, sendo possível solicitar sem sair de casa. Para isso, vai precisar apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e os dois últimos comprovantes de rendimento.
Leia mais: Empréstimo no BMG: como pedir? Veja aqui!
Entendeu como solicitar um empréstimo?
Ficou bem mais simples compreender o processo, não é? Segue acompanhando as produções do Meu Portal Financeiro.