Conhecer o próprio histórico de crédito e saber como aumentar score pode ser imprescindível para conseguir um empréstimo, fazer cartão de crédito ou mesmo comprar carro e imóvel financiados.
No Brasil, a concessão de crédito por entidades financeiras costuma ser condicionada a uma análise que considera, entre outras coisas, o score do cliente. Esse também é um fator determinante na realização de muitos negócios.
Quer entender como funciona a avaliação através desse critério e como melhorar a sua confiança para ter mais oportunidades de crédito? Preparamos algumas dicas que vão permitir planejar o acesso a diversos produtos financeiros do mercado e aumentar o seu score em pouco tempo.
Leia também: Como funciona o PIX? Tire todas as suas dúvidas
O que é e como funciona o score de crédito
Antes de começar a falar em aumentar o score de crédito, é necessário entender algumas questões financeiras básicas. A primeira delas é que toda operação de crédito representa um tipo de empréstimo da entidade financeira para o cliente.
Sendo assim, as entidades precisam buscar maneiras de avaliar o risco da operação. Para isso, uma das práticas mais utilizadas no mercado é a análise de crédito. A avaliação pode ser composta por diferentes critérios que variam de acordo com a empresa.
Portanto, o score é um dos recursos mais importantes da análise e costuma estar presente em qualquer consideração de crédito do mercado. Ele tem um peso importante para determinar o quanto a entidade financeira pode confiar no cliente para aprovar a sua proposta.
É por isso que, seja para conceder um empréstimo, um financiamento ou aprovar a emissão de um cartão de crédito, as entidades financeiras costumam realizar a análise e reprovar o pedido de produtos e serviços de quem possui um score baixo.
[maxbutton id=”2″]
Como saber se é necessário aumentar score
Primeiramente, o score de crédito é definido por uma pontuação de 0 a 1000 que registra a sua trajetória como consumidor. O valor está atrelado ao número do seu CPF e você pode consultar score de forma fácil pela internet, no site do SPC Brasil e do Serasa, duas das principais entidades de proteção ao crédito do país.
Portanto, para determinar se um score está baixo ou alto é necessário levar em consideração os critérios da entidade financeira que você pretende solicitar o crédito. Entretanto, o Serasa fornece o seguinte parâmetro:
- Menos de 300 pontos – alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700 pontos – médio risco;
- Acima de 700 pontos – baixo risco.
4 dicas para aumentar score de crédito de forma rápida
Certamente, não existe truque para aumentar score de crédito. Ao descobrir que a sua pontuação está baixa, o melhor caminho é entender o contexto e buscar maneiras de aumentar a pontuação rapidamente para não ter que adiar muito o acesso ao produto ou serviço de crédito que você deseja contratar.
Preparamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar significativamente a sua pontuação. Confira!
[maxbutton id=”3″]
Pague dívidas e limpe o seu nome para aumentar score
Uma das situações que gera maior baixa na pontuação do score de crédito é ter o nome sujo. Portanto, antes de mais nada pague as dívidas que estão em aberto.
Há diversas entidades que negociam e parcelam contas pendentes para você limpar o seu nome. Esta é uma das ações que mais amplia a pontuação do score e gera resultado positivo. Por isso, é importante começar pelo pagamento das dívidas.
Utilize o Serasa Score Turbo para acelerar a sua pontuação
Como mencionamos, existem alternativas no mercado que ajudam a quitar dívidas e limpar o nome. Uma ferramenta gratuita e muito útil nesta tarefa é o Serasa Score Turbo, lançado como um incentivo para quem quer aumentar o score do CPF em pouco tempo.
O recurso permite ganhar pontos extras ao negociar e quitar dívidas através do portal Serasa Limpa Nome. A cada pendência resolvida através do Score Turbo, além dos pontos acumulados naturalmente por limpar o seu nome, você ganha pontos adicionais.
Para participar do programa basta ter um perfil ativo no Cadastro Positivo e ingressar na página do Limpa Nome com seus dados cadastrais. No site aparecerão os acordos disponíveis para quitar as suas dívidas e gerar os pontos Score Turbo.
Faça compras no crédito e mantenha seus dados atualizados
Existem algumas medidas simples que são consideradas boas práticas para aumentar a sua reputação financeira e devem ser adotadas constantemente. Uma delas é manter os seus dados atualizados nos sistemas de proteção ao crédito, principalmente a informação de contato.
Outro aspecto que é levado em conta e tem bastante peso no Cadastro Positivo é o pagamento à prazo. Portanto, sempre que puder opte por pagar as suas contas no crédito, isso irá aumentar a sua reputação no sistema do Serasa.
Leia também: Empréstimo pessoal para negativado: 3 entidades que oferecem
Faça um planejamento e mantenha uma vida financeira saudável
Ainda que existam maneiras de aumentar score e conseguir acesso mais rápido ao crédito, as ferramentas de negociação de dívida não fazem milagres. Ou seja, a melhor maneira de ter uma imagem confiável no mercado é manter uma vida financeira saudável.
Isso significa, entre outras coisas, pagar as contas em dia e evitar acumular dívidas desnecessárias. Com um bom planejamento baseado em prioridades é possível controlar as finanças e garantir um score alto na análise de crédito.
[maxbutton id=”4″]
Aprenda mais sobre score
Um dos melhores especialistas em análise de crédito de grandes bancos fez um compilado com orientações preciosas! Cuidar da sua vida financeira traz imensos benefícios e aprender como fazer isso deve se tornar parte da sua rotina.
Nesse e-book você aprende exatamente o que fazer (e o que jamais fazer!) se quiser manter um score alto e com crédito aprovado no mercado.
Esse texto ajudou você? Acompanhe outros conteúdos para impulsionar a sua vida financeira no blog do Meu Portal Financeiro.