Como antecipar seus recebíveis de vendas

Antecipação de recebíveis.

Você vende algum produto ou presta algum tipo de serviço e acaba recebendo pagamentos parcelados por meio de cartão de crédito, e gostaria de alguma forma de ter acesso a esse dinheiro mais rápido?

Fique tranquilo, pois existe uma solução perfeita para a sua situação atual, que é a antecipação de recebíveis e que pode ajudar você a ter mais caixa em momentos de necessidade, caso precise de mais dinheiro para financiar algum projeto.

Como é o fluxo de venda à prazo?

Leia mais: Como as operações compromissadas podem ajudar o caixa da sua empresa?

Para facilitar o exemplo, vamos imaginar que você prestou um serviço no valor de R$3.000,00, contudo, o cliente que pagou pelo serviço, parcelou ele em 10 parcelas sem juros, no valor de R$300,00 cada uma.

Dessa forma, por conta de o cliente ter pago em 10 parcelas, você também receberá o pagamento de maneira parcelada, assim, gerando um fluxo de recebíveis durante o período determinado da compra.

Contudo, isso traz um problema para você que muitas vezes depende do caixa gerado pelas vendas, seja de produtos ou serviços, para manter as contas em dia, pagar funcionários, e até mesmo investir no crescimento do negócio, desta forma, apesar do fluxo de pagamentos já determinado, por conta dessa disparidade entre as suas vendas, e o que efetivamente entra no seu caixa, a sua empresa pode acabar enfrentando sérios problemas financeiros.

Para ajudar você empreendedor, surgiu uma modalidade de crédito chamada “Antecipação de recebíveis”, que é quando você traz a valor presente esses fluxos, descontando uma taxa.

Como funciona a antecipação de recebíveis:

Como falamos anteriormente, a antecipação de recebíveis é um processo onde você traz a valor presente esses recebíveis, descontando uma taxa de juros.

O processo normalmente é simples, onde, normalmente, é preciso que você tenha uma conta em uma instituição financeira e que essa instituição realize a operação de antecipação de recebíveis, após isso, você deve mapear os seus recebíveis disponíveis para antecipação, qual o montante que pretende antecipar e enviar a solicitação para a instituição financeira na qual você possui a conta da sua pessoa jurídica.

Após esse processo a instituição irá analisar a sua solicitação, verificando pontos, como os prazos da sua carteira de recebíveis, a saúde financeira de quem possui a dívida com você, além de outros pontos, como o próprio montante que você pediu para antecipar, após isso, a instituição, se aprovar a solicitação, irá enviar a você a proposta conforme você solicitou, descrevendo o valor recebido, desconto aplicado e o montante que será cedido dos recebíveis.

Gostaria de entender mais sobre o processo de antecipação de recebíveis? Entre em contato pelo WhatsApp para sanar as suas dúvidas!

Por que uma instituição realiza a antecipação?

Nesse momento, deve estar se perguntando o motivo por trás de uma instituição financeira aceitar ou não realizar essa antecipação, e o motivo é um tanto quanto simples.

Como falamos acima, ao antecipar os recebíveis, você cede o seu direito sobre esses recebíveis para a instituição no qual você fez a antecipação, e em troca disso, ela entrega a você o dinheiro, considerando uma taxa de desconto sobre o montante.

Assim, para a instituição, que normalmente não possui tantas necessidades financeiras, por ser capaz de captar recursos através de outros métodos, muitas vezes pode ser vantajoso adquirir determinada carteira de recebíveis com desconto.

Fora isso, a depender dos tipos de recebíveis, a instituição pode vir a utilizar para estruturar alguns tipos de produtos financeiros, como os FIDCs.

Leia mais: Crédito Digital BNDES: Como conseguir?

O que é um FIDC:

Para não sairmos muito do assunto, vamos entender brevemente como funciona um FIDC.

Um FIDC, nada mais é do que um tipo específico de fundo de investimento, que tem como único objetivo investir o seu capital em direitos creditórios, daí vem o nome, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, ou FIDC.

Que tipos de recebíveis podem ser antecipados?

É importante saber que nem todo recebível pode ser antecipado, na verdade, é mais uma questão de risco para a empresa que está comprando a carteira, então, muitas vezes, determinados recebíveis acabam não sendo vantajosos de serem adquiridos.

Atualmente, os recebíveis mais comuns que as instituições oferecem o serviço de antecipação são os seguintes:

Recebíveis de cartão de crédito:

Essa é a modalidade de recebíveis mais comum, pois, com o crescimento do mercado de cartões de crédito, atualmente, grande parte das pessoas tem acesso a um, e por conta disso, utilizam o cartão de crédito, seja para pagar daqui 30 dias, ou até mesmo à prazo, onde o pagamento será dividido em vários meses.

Por conta de já ser um custo que na maioria das vezes possui baixa inadimplência, por conta da forma como funciona, as instituições acabam sendo muito favoráveis a antecipar esse tipo de recebível, contudo, ainda assim é feito uma análise quanto aos devedores.

Gostaria de uma proposta de antecipação de recebíveis que você possui? Chame um dos assessores da Apu pelo WhatsApp para que eles possam ajudar você!

Boletos e duplicatas:

Essa modalidade, apesar de ser um pouco mais complexa de ser aceita do que no caso dos recebíveis de cartão de crédito, ainda é muito utilizada, e como se tratam de operações com prazos mais curtos, o seu custo de antecipação acaba sendo menor.

A finalidade é antecipar boletos e duplicatas representativas de vendas a prazo, seja de produto ou serviço.

Antecipação de contratos de licitação:

Essa modalidade de antecipação é mais exclusiva, pois é destinada apenas a empresas que participam de licitações e prestam serviços para o governo, desta forma, uma vez que a licitação é vencida e o serviço prestado, o governo fica obrigado a cumprir o acordo de pagamento, contudo, muitas vezes esse pagamento não é imediato.

Assim, para cobrir possíveis custos e reforçar o caixa da empresa, provendo liquidez, as instituições oferecem o serviço de antecipação de recebíveis de contratos de licitação, que, por conta de possuírem um baixo risco, normalmente têm um custo mais baixo.

Leia mais: FGC vai quebrar?

Vantagens de se antecipar os recebíveis:

Para quem está antecipando existem algumas vantagens, como as seguintes:

Evitar empréstimos:

Antecipar os recebíveis acaba sendo uma ótima alternativa para a empresa que está precisando de capital, porém, não está disposta a tomar algum empréstimo e acabar pagando altos juros pelo dinheiro.

Financiar gastos:

Outra vantagem para quem está antecipando os seus recebíveis é a possibilidade de financiar gastos da empresa, tanto para manutenção quanto expansão do negócio, com o dinheiro das próprias vendas da empresa.

Melhora do capital de giro:

Por último, uma das maiores vantagens de se realizar a antecipação de recebíveis é justamente o acesso a mais capital de giro para a sua empresa.

Quer saber de mais vantagens que possui ao antecipar os seus recebíveis de vendas? Os assessores de investimentos especialistas em PJ da Apu estão prontos para te ajudar!

Conclusão:

A antecipação de recebíveis pode ser uma ótima alternativa para empresas que estão buscando alternativas de crédito, sem a necessidade de ter que recorrer a alternativas de crédito que normalmente são mais caras, pois, como falamos anteriormente, ao realizar a antecipação, o que você está efetivamente fazendo é ter acesso mais cedo a um dinheiro que a princípio já estava programado para você acessar no futuro.

Contudo, antes de tudo, é preciso analisar bem as propostas antes de se realizar a operação, para que não acabe pagando caro na operação, e tendo acesso a menos dinheiro do que poderia.

Para ajudar você, em parceria com a Apu Investimentos, o Meu Portal Financeiro disponibilizou para você o atendimento de alguns assessores de investimento especialistas em PJ.

É só clicar no link abaixo:

Gostaria de falar com um assessor de investimentos PJ!