Com o crescimento das ofertas de bancos digitais, fica cada vez mais difícil escolher o melhor. Isso porque são muitas opções e muitos serviços para analisar. Uma maneira de selecionar é olhando os mais populares, como o C6 ou Inter.
De fato, estes dois bancos se consolidaram como atores de peso no mercado. Por isso, é normal que essa dúvida surja, afinal, as pessoas usam coisas como indicações de amigos ou publicidade para escolher os serviços que vão contratar.
No entanto, para fazer uma escolha consciente, é preciso considerar vários aspectos. Neste texto iremos tratar deles: cartão de crédito, conta digital, investimentos, entre outros. Dessa forma, é possível decidir de forma mais inteligente qual o melhor banco para você. Acompanhe!
Leia mais: Veja como aumentar o limite do cartão de crédito do banco C6
Conhecendo os concorrentes
O C6 Bank foi fundado por antigos executivos do banco BTG Pactual em 2018. Trata-se de um banco completamente digital, portanto, em agências físicas e caixas eletrônicos próprios. Com 7 milhões de clientes, é um dos mais populares do gênero no Brasil. Oferece serviços de conta digital, cartão de crédito e investimentos.
Já o Inter era chamado de Banco Intermedium, até 2017, quando passa por uma reformulação. A partir daí, torna-se um dos primeiros bancos totalmente digitais do Brasil e, atualmente, é o segundo mais popular, atrás apenas do Nubank. Ele também oferece contas digitais, cartões e crédito e investimentos.
Ambos possuem um diferencial, inclusive em relação a outros bancos digitais, de não cobrar taxas por serviços básicos, como saques e transferências. Essa é uma grande vantagem, na medida em que a economia é um dos principais fatores para que as pessoas optem pelos bancos digitais.
Outro forte de cada um dos concorrentes é a praticidade de fazer quase tudo pelo app, que estão todo disponíveis tanto na App Store quanto na Play Store. No entanto, nesse quesito, o Banco Inter sai na frente já que está melhor avaliado na Play Store, com 4,6 estrelas, enquanto o C6 consegue apenas 4. Assim, se você é usuário de Android, isso pode ser um fator para decidir. Na App Store, ambos os aplicativos estão com a mesma nota.
C6 ou Banco Inter: conta PJ
Os dois bancos oferecem conta digital para pessoa jurídica, seja ela MEI, EI, LTDA, ME, EIRELLI ou SA. Além destas, o Banco Inter também disponibiliza o serviço para condomínio. Já o C6 divide o serviço em duas categorias: o C6 MEI, para os microempresários, e o C6 Empresas, para as demais pessoas jurídicas.
Um grande diferencial do C6 é a máquina de cartão de crédito, que você pode contratar grátis caso passe do valor de R$ 5 mil reais em pagamentos. Além disso, é possível usar seus investimentos em CDBs com garantia para ter um limite de crédito para sua empresa.
O Banco Inter oferece esse serviço de forma diferente. A conta PJ dele garante uma plataforma para a folha de pagamentos, além de emissão de 100 boletos gratuitos mensalmente. É possível também pegar dinheiro emprestado usando pagamentos que estão por vir como garantia. Ele também tem uma máquina de cartão, mas um “contra” é que muitas informações sobre ela estão disponíveis apenas para clientes, pois o serviço é customizado.
Temos, assim, duas contas PJ que oferecem uma interessante gama de serviços. A limitação dos boletos do Inter, porém, pode ser um problema. Além disso, o banco dá poucas informações sobre a máquina de cartões de crédito, o que para algumas pessoas pode ser um problema de transparência.
Cartões de crédito
O Banco Inter oferece três cartões:
- o Gold, mais básico;
- o Platinum, um pouco mais sofisticado;
- e o Black, de luxo.
Todos operam pela bandeira MasterCard, cobertura internacional, com benefícios que vão ficando maiores conforme o “nível” do cartão.
Assim, o Gold vai ter garantias como o programa de pontos MasterCard Surpreenda, o Platinum já possui alguns seguros a mais e serviços como o MasterCard Priceless Cities, e o Black vai oferecer coisas como sala VIP em aeroportos e descontos em hotéis de luxo. Um detalhe importante: nenhum deles tem anuidade.
O C6 Bank também usa a bandeira MasterCard em seus dois cartões, o C6 Internacional e o C6 Carbon – o primeiro mais básico, o último mais avançado. Ele também possui um programa de pontos próprio, o Átomos. A mensalidade do cartão internacional é grátis, enquanto o Carbon cobra R$ 85 por mês. Porém, com faturas acima de certo valor podem conseguir desconto e até isenção na anuidade.
Investimentos
Tanto o C6 Bank quanto o Banco Inter apresentam possibilidade de colocar o dinheiro tanto na renda fixa, quanto fundos de investimento ou ações. São, assim, dois serviços bastante completos, que podem satisfazer diferentes tipos de investidores.
Os dois bancos têm experiência na área de corretagem, embora não seja como um serviço especializado em investimentos. Porém, se você já tem uma conta neles, fazer o investimento através do próprio banco apresenta o conveniente de ser mais prático.
Leia mais: Veja como aumentar o limite do cartão de crédito do banco C6
C6 ou Banco Inter: no fim das contas, qual escolher?
Essa é uma resposta realmente difícil, na medida em que os dois são competitivos de forma geral. Pode-se dizer que a conta PJ do C6 é um pouco mais convidativa. Ao mesmo tempo, para quem quer apenas uma conta corrente para usar no Android, vai encontrar menos problemas com o aplicativo do Inter.
Se você quer ficar por dentro desta e de mais outras oportunidades, continue acompanhando o Meu Portal Financeiro. Aqui te atualizamos de tudo que está acontecendo no mundo das finanças!